Em 1534, Portugal resolveu implantar no Brasil o sistema de Capitanias Hereditárias, uma vez que a Coroa Lusa já tinha experiências dessa forma de administração em suas colônias na África.
a) Explique o que foi o sistema de Capitanias Hereditárias.
b) Quem eram os Capitães Donatários?
c) Comente por que o sistema de Capitanias Hereditárias não funcionou.
Respostas
Resposta:a)As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534.
b)Donatário foi um cargo administrativo tardo-feudal português atribuído a membros da nobreza que, por meio da carta de doação e do foral, assumiam direitos e deveres sobre determinada capitania hereditária.
c)O sistema não funcionou muito bem. Apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco deram certo. Podemos citar como motivos do fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), a falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas.
^^ espero ter ajudado!
Resposta: Sistema de colonização e administração da nova coroa
Explicação:
As capitanias hereditárias destinava territórios aos amigos do Rei e nobres chamados donatários. Deste modo, as capitanias hereditárias referem-se a(o):
a.
Sistema de formação dos Estados Públicos
b.
Sistema de formação de municípios
c.
Sistema de cobrança de impostos
d.
Sistema de colônias dos camponeses portugueses, italianos e ingleses
e.
Sistema de colonização e administração da nova coroa