De acordo com os filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, o desenvolvimento tecnológico-industrial ao longo do século XX permitiu uma crescente dominação das pessoas. Enquanto a técnica e a tecnologia expandiram o horizonte de atividades e o pensamento humanos, a capacidade de opor resistência às forças de dominação e alienação foi usurpada dos indivíduos.
Mesmo com o avanço das técnicas de informação, assiste-se a uma constante desumanização e violação das individualidades. A fim de compreender as particularidades desse fenômeno e perceber de que forma ele interfere na vida dos indivíduos, Adorno e Horkheimer formularam o termo indústria cultural, que representa a indústria
A) de bens e serviços culturais, que permite o acesso de todos à cultura a partir da democratização do acesso ao conhecimento e à informação.
B) tecnológico-informacional, que faz circular bens materiais e simbólicos acessíveis a todos, a partir dos quais as pessoas têm condições de firmarem suas identidades.
C) de diversão de massa, que, a partir dos veículos de informação, tende a homogeneizar oscomportamentos e a promover a “coisificação” das pessoas e das relações sociais.
D) do conhecimento, que impulsiona a socialização do saber e permite que os indivíduos sejam providos de senso crítico para transformar a realidade na qual estão inseridos.
E) de bens materiais e simbólicos, que permite a diferenciação entre a cultura dita erudita e popular e a preservação dos valores íntimos de cada grupo social.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: C
Explicação:
A partir dos anos 1920, intelectuais vinculados ao Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt começaram a convergir as teorias marxista e freudiana para a análise do social. Para Adorno e Horkheimer, o século XX apresentava uma dinâmica muito diferenciada quando comparado com os séculos anteriores. Para esses intelectuais, o sistema capitalista ordenara uma série de estratégias para o disciplinamento do corpo e da mente dos atores sociais. A indústria do entretenimento fora criada com o objetivo de conformar a padronização dos comportamentos e gerar sujeitos sociais “dóceis”. Assim, em A dialética do esclarecimento, obra publicada em 1947, os filósofos formularam o conceito de indústria cultural, a partir do qual foi possível pensar a produção e o consumo massificado de produtos culturais.