• Matéria: Português
  • Autor: r8cayhdh
  • Perguntado 6 anos atrás

3) Essa imagem é a reprodução de um quadro chamado
“Operários”, de Tarsila do Amaral, feito no ano de 1933,
em óleo sobre tela. Abaixo, há o trecho de uma crítica
sobre o quadro. Após ler a crítica, identifique nas
alternativas o texto que faz intertextualidade com o
quadro.

“Desiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes
assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chaminés das indústrias
se alçam verticalmente. No mais, em todo o quadro,
rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que
tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que
se acumula, pelo quadro afora”

(Nádia Gotlib. Tarsila do Amaral, a modernista).

O texto acima faz referência ao quadro de Tarsila do
Amaral. Também podemos encontrar referência a
essa temática nos versos transcritos em:
(A) “Pensem nas meninas/ Cegas inexatas/ Pensem nas
mulheres/ Rotas alteradas.” (Vinícius de Moraes)
(B) “Somos muitos Severinos/ iguais em tudo e na sina:/
a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima.”
(João Cabral de Melo Neto)
(C) “Amemos! quero de amor/ Viver no teu coração!/
Sofrer e amar essa dor/ Que desmaia de paixão!”
(Álvares de Azevedo)
(D) “Não sou nada./ Nunca serei nada./ Não posso
querer ser nada./À parte isso, tenho em mim todos os
sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa)

4) Você conhece outras obras (músicas, quadros,
danças, esculturas, etc.) em que haja intertextualidade?
Comente.

Respostas

respondido por: sesubribaiapanhar
8

Resposta:

3) Essa imagem é a reprodução de um quadro chamado

“Operários”, de Tarsila do Amaral, feito no ano de 1933,

em óleo sobre tela. Abaixo, há o trecho de uma crítica

sobre o quadro. Após ler a crítica, identifique nas

alternativas o texto que faz intertextualidade com o

quadro.

“Desiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes

assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chaminés das indústrias

se alçam verticalmente. No mais, em todo o quadro,

rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que

tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que

se acumula, pelo quadro afora”

(Nádia Gotlib. Tarsila do Amaral, a modernista).

O texto acima faz referência ao quadro de Tarsila do

Amaral. Também podemos encontrar referência a

essa temática nos versos transcritos em:

(A) “Pensem nas meninas/ Cegas inexatas/ Pensem nas

mulheres/ Rotas alteradas.” (Vinícius de Moraes)

(B) “Somos muitos Severinos/ iguais em tudo e na sina:/

a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima.”

(João Cabral de Melo Neto)

(C) “Amemos! quero de amor/ Viver no teu coração!/

Sofrer e amar essa dor/ Que desmaia de paixão!”

(Álvares de Azevedo)

(D) “Não sou nada./ Nunca serei nada./ Não posso

querer ser nada./À parte isso, tenho em mim todos os

sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa)

4) Você conhece outras obras (músicas, quadros,

danças, esculturas, etc.) em que haja intertextualidade?

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carolcrocodilo: qual a resposta amigo ?
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