2) Dada a função f: R→R definida por f (x) = 5+7x, o valor de f (-1) é: a)-2 b) 12 c) 11 d) – 12 3) Dada a função f(x)= 3x – 2 ( f: A →B) sendo A = {0, 1, 2} e B = {-2, -1, 0, 1, 2, 3, 4}.
Assinale a alternativa que representa o seu conjunto imagem. a) Im ={ 0, 1, 2 } b) Im = {-2 , 1, 4} c) Im = {0, 2, 4 } d) Im = {-2, -1, 0 }
Respostas
Respostas:
2) a
3)b
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Dada a função f: R→R definida por , o valor de f(-1) é:
Uma função é uma espécie de regra de atribuição onde você parte de um valor "x" e chega a um valor "y" - também expresso como f(x) - mediante a lei de formação da função.
Temos aqui a lei de formação . O que devemos fazer é pegar essa função e substituir o "x" pelo valor que queremos saber seu "y". Nesse caso, -1
Portanto, f(-1) = -2
3) Dada a função (f: A→B) sendo A ={0, 1, 2} e B = {-2, -1, 0, 1, 2, 3, 4}, assinale a alternativa que representa seu conjunto imagem.
Como eu comentei na questão anterior, em uma função você deve partir de valores de "x" para chegar em valores de "y". O local onde estes "x" estão é chamado Domínio da função.
Perceba que no enunciado da questão temos f: A→B. Essa notação indica que o Domínio da função é o conjunto A (é lá que estão os valores de "x") e B é o chamado Contradomínio (é lá que os valores de y ou f(x) estão). Portanto os "x" que usaremos são 0, 1 e 2.
- Domínio: conjunto dos "x" da função;
- Contradomínio: conjunto dos possíveis "y" da função.
- Imagem: conjunto dos "y" ao calcularmos as funções em todos os "x". Perceba que o conjunto Imagem está contido dentro do Contradomínio.
Vamos então calcular f(0), f(1) e f(2). Os resultados serão os elementos do conjunto Imagem