• Matéria: História
  • Autor: Aneliz15
  • Perguntado 6 anos atrás

A emancipação das colônias africanas foi um dos eventos mais emblemáticos do século XX. Entre os anos 1950 e 1970, grande parte das antigas possessões coloniais do continente conquistou a emancipação política, de maneira negociada ou por meio da força. Entre os fatores que desencadearam esse processo, destaca-se a Opções de pergunta 4: A) negligência dos EUA e da URSS em relação às questões geopolíticas da África. E) fragilidade das antigas potências coloniais após a Segunda Guerra Mundial. C) utilização de um arsenal de ponta por parte dos exércitos emancipacionistas. B) ajuda militar e econômica que a América Latina ofereceu aos povos africanos. D) ausência de guerras civis durante a emancipação das colônias subsaarianas.


Aneliz15: me ajudem pfvr

Respostas

respondido por: junior7656
11

Resposta:

A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência.

O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.

Contexto Histórico

Os processos de independência na África se iniciaram no início do século XX, com a independência do Egito. No entanto, somente após Segunda Guerra Mundial, com as potências europeias enfraquecidas, os países africanos alcançaram a independência.

As populações dos países africanos foram convocadas para participar do esforço de guerra e muitos lutaram no conflito. Ao terminar, imaginaram que teriam mais autonomia, porém não foi isso que aconteceu. O colonialismo continuou como antes da guerra.

Causas

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a ONU passa a pressionar as potências imperialistas para que ponham fim à colonização.

Descolonização Africana

Monumento ao "Renascimento Africano" erguido em Dacar, Senegal.

Igualmente, o mundo vivia a Guerra Fria, a disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos (capitalismo) e URSS (socialismo).

Ambos os países apoiavam o lado rebelde que mais se aproximava às suas ideias a fim de cooptá-los para sua esfera de influência.

Do mesmo modo, as ideias pan-africanistas conquistavam o continente africano com seu pensamento pela unidade africana.

espero ter te ajudado! Boa tarde!

Perguntas similares