Respostas
QUESTÃO 1
Por que podemos entender que o resultado da Revolução Inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra assumisse a dianteira na Revolução Industrial?
Resposta - Ao determinar a limitação do poder real em seu país, a Revolução Inglesa foi de suma importância para que a burguesia fosse claramente beneficiada pela atuação de seu parlamento. Entre os séculos XVII e XVIII, observamos a adoção de uma série de políticas que contribuíram para a expansão de sua economia, o acúmulo de capitais e o desenvolvimento de uma tecnologia voltada para a expansão da produção de produtos manufaturados.
QUESTÃO 2
Pensando a Revolução Industrial como uma transformação de ordem tecnológica, destaque algumas das descobertas que contribuíram para a chamada Primeira Revolução Industrial.
Resposta - Entre outras invenções, a Primeira Revolução Industrial ficou marcada pelo desenvolvimento dos teares mecânico e hidráulico, que conseguiam produzir vários quilos de lã com os cuidados de um mesmo trabalhador. Nessa época, a locomotiva e o barco a vapor estabeleciam maiores ganhos com a diminuição dos custos e do tempo gasto no escoamento de matéria-prima e produtos manufaturados para diferentes territórios.
QUESTÃO 3
Tomando a formação das fábricas como contexto, explicite as condições de trabalho dos operários durante as primeiras décadas da Revolução Industrial.
Resposta - Nessa fase inicial, observamos que os trabalhadores das fábricas viviam em péssimas condições e eram submetidos a longas jornadas. A falta de segurança e o próprio desgaste da rotina fabril acabavam por gerar diversos acidentes em que alguns operários perdiam suas vidas ou se tornavam inválidos. Além disso, percebemos a inserção de famílias inteiras que trabalhavam para superar as limitações impostas pelos baixos salários oferecidos pelos proprietários das empresas.
QUESTÃO 4
Em que medida a Revolução Industrial alienou o operário do valor da riqueza por ele produzida?
Resposta - Na medida em que as máquinas se desenvolveram, observamos que o operário se especializou em uma função única de todo o processo de produção. Sendo geralmente simples e repetitiva, a ação envolvida em sua função específica era remunerada por um valor irrisório, que correspondia a uma parte mínima de toda a riqueza que ele ajudou a constituir ao longo daquele dia.
QUESTÃO 5
A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.
a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.
b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor - informática.
c) Mudança no padrão energético - energia nuclear.
d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - transportes mais eficientes.
e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas - siderurgia.
Resposta - Letra E. Do ponto de vista histórico, devemos assinalar o desenvolvimento da siderurgia como uma das mais importantes conquistas tecnológicas alcançadas durante a Segunda Revolução Industrial. Por meio do emprego desse recurso, observamos uma grande revolução no setor de transportes e em outros campos ligados à engenharia.
Revolução Industrial
Revolução IndustrialPerguntas:
1. O que foi a Revolução Industrial?
2. Como passaram a viver os operários a partir da Revolução Industrial?
3. Como os trabalhadores reagiram às péssimas condições de trabalho no começo da Revolução Industrial?
4. Quais os países que se industrializaram após a Inglaterra, no século XIX?
5. Quais as inovações que se destacaram na indústria a partir do século XIX?
6. O que foi fundamental para o sucesso da Revolução Industrial e o que isso possibilitou?
7. Explique como surgiu a fábrica e como se organizou o trabalho dentro dela.
8. Os historiadores costumam apontar dois momentos distintos da Revolução Industrial. Quais são esses momentos?
9. Quais foram os três fatores para a Revolução Industrial ter-se iniciado na Inglaterra?
10. O que exigiu a produção em larga escala, mediante a utilização de meios mecânicos, na sociedade industrial?
Respostas:
1. A Revolução Industrial foi o processo que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril. Este processo teve início em meados do século XVIII, na Inglaterra, prolongando-se pelo século XIX.
2. Os operários viviam em condições miseráveis. Homens, mulheres e até crianças iniciavam a jornada diária muito cedo e trabalhavam de 14 à 16 horas por dia. Dentro das fábricas, havia muita umidade e poeira, e o barulho era ensurdecedor. Mulheres e crianças trabalhavam o mesmo número de horas e recebiam um salário bem mais baixo do que o dos homens.
3. As condições suburbanas em que vivia o trabalhador levavam-no a contrair muitas doenças: tuberculose, varizes, úlceras, problemas de coluna, etc. Em razão, principalmente do cansaço excessivo, ocorriam muitos acidentes de trabalho, que provocavam mutilações ou morte. Os trabalhadores que sofriam acidentes eram sumariamente demitidos, e não havia nenhuma lei que os protegessem.
4. No século XIX, houve a Segunda Revolução Industrial, que marcou a industrialização dos Estados Unidos, do Japão e da Europa.
5. A partir do século XIX, o petróleo e a eletricidade substituíram o vapor, enquanto o aço substituiu o ferro. A indústria siderúrgica suplantou o setor têxtil.
6. Para o sucesso da Revolução Industrial foi fundamental o desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos. Isso possibilitou a montagem das fábricas e a produção em massa, assim como a satisfação do desejo de lucros e acúmulo de capitais pelos capitalistas.
7. A fábrica surgiu a partir da necessidade de capitalizar e expandir as produções fazendo com que a classe mais pobre, trabalhasse excessivamente nesses lugares para que, em teoria, "ganhassem mais".
8. O primeiro marca o seu início, de 1750 até 1850, e ocorreu na Inglaterra. Já o segundo aconteceu com a expansão da Revolução para outros países, em especial durante a segunda metade do século XIX. Nesse momento, também novos métodos de produção e fontes de energia consolidaram ainda mais a sociedade industrial – alguns historiadores chamam esse momento de Segunda Revolução Industrial.
9. Os três fatores para a Revolução Industrial ter-se iniciado na Inglaterra foram: o acúmulo de capitais com a expansão marítima – comercial e as práticas mercantilistas; a abundância de jazidas de carvão e de ferro no solo inglês; e a ascenção da burguesia ao poder com a Revolução Gloriosa.
10. A produção em larga escala, mediante a utilização de meios mecânicos, exigiu a concentração de trabalhadores em grandes unidades de produção – as fábricas –, onde eles realizavam um trabalho dirigido e em conjunto. Na fábrica, consagrou-se e aperfeiçoou-se o princípio da divisão do trabalho: cada trabalhador realizava apenas uma parte do processo de produção na qual se especializava.
Espero ter ajudado, bons estudos!!