Respostas
Olá
Os instrumentos principais que dão ritmo às músicas e danças são: a viola de cocho, ganzá e mocho.
Música e dança típica de Mato Grosso. Do modo como é apresentado hoje é uma das mais importante expressões culturais do estado. Teve origem à época dos jesuítas, quando era executado dentro das igrejas.
Tem mais alguns...
Rasqueado
Nascido da convivência entre negros, índios e brancos, o rasqueado é hoje o ritmo folclórico símbolo de Mato Grosso. Tocado em festas populares, tem ritmo alegre. Tocado originalmente apenas na viola-de-cocho, foi ganhando novos instrumentos ao longo do tempo, principalmente com a chegada dos paraguaios, que ficaram prisioneiros logo após a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).
Mocho
Esse instrumento era muito usado nas casas dos cuiabanos. Ou melhor, não era um instrumento, era sim, uma espécie de cadeira para acomodar os visitantes.
Ganzá
Na escola de samba falam que é o reco-reco, mas em Mato Grosso, nas festas e danças tradicionais de cururu e siriri, ele é conhecido como “ganzá”. Ele é feito com bambu e tem três rachaduras, buracos ou cortes na vara de bambu no sentido longitudinal, ou seja, horizontal à ponta. Estas servem para que o som não se torne abafado. Por fim, utiliza-se um pedaço de osso (costela bovina) para raspar a taboca e obter assim o som.
Siriri e Cururu
A origem é indígena e, ao longo dos anos, o siriri e o cururu ficaram restritos às comunidades ribeirinhas. Há 15 anos, ganharam os palcos e se espalharam por todos os segmentos sociais. Os grupos se proliferaram e, hoje, participam do Festival de Siriri e Cururu, realizado em Cuiabá e que atrai grande número de visitantes.
Entre muitos e muitos outros...
Espero grandiosamente ter ajudado!!!!!!!!!!
Resposta:
Explicação: