Respostas
Resposta:
1. DÊ UM TEMPO PARA SE ACALMAR
A tendência comum em reação à adversidade, é a irritação, que pode conduzir à angústia seguida de desespero. Expressar a raiva e a frustração, numa primeira fase até pode ser benéfico (desde que não prejudique ninguém). Mas, passado pouco tempo, eventualmente, você tem que superar a raiva e olhar para a situação que tem entre mãos. Na grande maioria das situação o que aconteceu não pode ser alterado, de modo que importa aprender a aceitar isso.
Se você não se acalmar, se você não conseguir restabelecer o seu equilíbrio emocional face às adversidades da vida, as probabilidades do pessimismo vir a instalar-se aumentam drasticamente. E isso pode levar ao ressentimento.
2. RECUPERE E REFORCE O SEU ÂNIMO
Na presença da adversidade, também existe o impulso para a pessoa emergir em toda a negatividade vivida pelo momento crítico. A pessoa pode gerar a ideia que não existe espaço para mais nada a não ser sofrer com o que está acontecendo. É importante que a pessoa entenda, que pelo fato de dedicar a sua atenção a outros assuntos, ou a outras coisas, por algum tempo, não tem de sentir-se mal por isso. Pelo contrário, é benéfico que possa fazê-lo. Isso irá certamente permitir continuar a levar a sua vida para a frente e a não colocar em “perigo” as restantes áreas fora do problema.
Fazer algo para recuperar o ânimo, não tem de ser olhado como algo que não deve acontecer. Pelo contrário, a pessoa deve investir algum do seu tempo a recuperar as suas energias e bem-estar. Pode ser algo simples, como ir ver um filme ou sair com os amigos. Apenas certifique-se que é interessante o bastante para permitir libertar temporariamente a sua mente para fora do que está acontecendo. Isso não significa ignorar o problema na esperança de que irá embora. Você deve sempre trabalhar nos seus problemas ou situações incómodas. É mais sobre encontrar um espaço para recuperar as suas energias para evitar afundar-se.
3. VISUALIZE UM FUTURO MAIS PROMETEDOR
Quando você está lidando com a adversidade, pode ser fácil pensar que isso nunca vai acabar. Pode instalar-se o pensamento catastrófico que o seu mal estar irá ser permanente, e com isso perspetivar um futuro em que não consegue ver mais nada a não ser maus momentos. Se refletir um pouco sobre esta ideia, provavelmente conseguirá concordar que ninguém consegue prever o futuro com total exatidão. E, se assim é, deixa aberta a possibilidade de acontecer algo melhor do que aquilo que pode estar a julgar vir a acontecer. Por esta razão é que é importante visualizar um cenário em que podem vir a acontecer coisas boas, de acordo com os seus desejos.