Respostas
Resposta:
Os brasileiros lutaram muito para conquistar o direito ao voto. Mulheres, escravos, estudantes, todos eles passaram por dificuldades imensuráveis, até conseguir executar o voto livre, direto e secreto. Porém, infelizmente, ainda é possível observar muitos casos de coronelismo em algumas cidades brasileiras. Isso mostra que as raízes históricas desde o século XIX, quando a maioria esmagadora da população vivia no campo, submetida à autoridade dos coronéis, não se romperam completamente.
É importante ressaltar que o voto é um ato democrático de alta relevância para o futuro do país. Não deve ser vendido, nem comprado, nem tampouco exigido ou obrigado. Simplesmente, deve ser executado com consciência e primor por cada eleitor, comprometido com o destino da sua cidade.
Explicação:
Se os cidadãos não se importarem com quem estão colocando no poder, serão mais facilmente vítimas de abusos deste poder. Apesar de no Brasil o voto ser uma obrigação – o que é um absurdo -, ele deveria ser encarado como um direito de todos, e contribuir com o voto nas eleições deveria ser uma escolha individual, calcada no sentimento de responsabilidade, já que o resultado irá afetar a vida de todos. O preço da liberdade é a eterna vigilância.