1) Qual a data da fundação de Roma? E de que povos eles tiveram influências? Assinale a alternativa correta. * Gregos e Etruscos, 79 d.C. Egípcios e Gregos, 753 a.C. Etruscos e Mesopotâmicos, 520 a.C. Gregos e Etruscos, 753 a.C. 2) Qual o importante recurso arquitetônico herdado dos Etruscos? E o que ele permitiu? 0 pontos 3) Assinale três obras públicas romanas: * Casas Pirâmides termas Aquedutos Jardins Zigurates 5) Quais as cidades romanas que foram destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.? * 6) Além da pintura, escultura e arquitetura, qual o outro tipo de arte encontrado em muitas cidades romanas? * Coliseu Aquedutos Pintura mural Mosaico
Respostas
1)
753 a.C.
2)Os etruscos foram os primeiros a usar arcos simples construídos com pedras quadradas mal cortadas, mas foram os romanos que dando á pedra o formato de cunha, permitiram que os arcos fossem aperfeiçoados a tal ponto que possibilitaram a construção dos seus famosos arquedutos e das abóbadas para cobrir grandes espaços.
3)Aquedutos, termas romanas, pontes, mercados e anfiteatros são exemplos dessa categoria. Além disso, a projeção de templos, palácios, pórticos, tribunais, mosteiros e igrejas. A arquitetura romana usou o emprego de arcos e abóbadas, destacando-se, principalmente, pela construção de monumento caracterizados pela solidez.
5)
Destruiu as cidades romanas de Pompeia, Herculano, Oplontis e Estábia.
6) arte da Roma Antiga foi uma das manifestações mais importantes da sua cultura, e é uma das mais ricas fontes de estudo para a compreensão do mundo romano como um todo. Os romanos derivaram sua arte originalmente dos povos itálicos que habitavam em seu entorno. Entre eles destacaram-se os etruscos, que no período da monarquia dominaram os romanos política e culturalmente. No entanto, a cultura etrusca se construíra muito sobre a grega, transmitindo-se aos romanos esta influência precoce. Em breve, no seu processo de expansão territorial, os romanos entrariam em contato direto com colônias gregas no sul da Itália e depois com a Grécia mesma, iniciando um longo período de absorção intensa de suas referências culturais, que se tornaram o fundamento de toda a cultura romana, expressando-se em uma variedade de campos artísticos, como a literatura, a pintura, a escultura, a música, as artes decorativas e a arquitetura.