(IFSC) Leia o texto a seguir. Como funciona a máquina de xerox Quando se inicia a operação em uma máquina de xerox, acende-se uma lâmpada, que varre todo o documento a ser copiado. A imagem é projetada por meio de espelhos e lentes sobre a superfície de um tambor fotossensível, que é um cilindro de alumínio revestido de um material fotocondutor. Os fotocondutores são materiais com propriedade isolante no escuro. Mas, quando expostos à luz, são condutores. Assim, quando a imagem refletida nos espelhos chega ao tambor, as cargas superficiais do cilindro se alteram: as áreas claras do documento eliminam as cargas elétricas que estão sobre a superfície do cilindro e as áreas escuras as preservam. Forma-se, então, uma imagem latente, que ainda precisa ser revelada. Para isso, o cilindro é revestido por uma fina tinta de pó, o tonalizador, ou toner, que adere à imagem latente formada sobre o tambor. Em seguida, toda a imagem passa para as fibras do papel, através de pressão e calor. E, assim, chega-se à cópia final. Revista Globo Ciência, dez. 1996, p. 18. O texto se refere a uma aplicação do fenômeno de eletrização, pois é graças a ele que o toner adere ao cilindro metálico mencionado. O processo de eletrização pode ocorrer de três formas distintas: atrito, indução e contato, mas todos os processos têm algo em comum. É correto afirmar que o comum destes processos é:
A) Deixar o corpo eletrizado, com um desequilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas.
B) Deixar o corpo eletrizado, com um equilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas.
C )Arrancar as cargas positivas do corpo eletrizado.
D) Deixar o corpo eletrizado com uma corrente elétrica negativa.
E) Deixar o corpo eletrizado com um campo magnético.
Respostas
respondido por:
56
Resposta: alternativa A - Deixar o corpo eletrizado, com um desequilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas.
Explicação: Um corpo é considerado eletricamente neutro quando o seu número de prótons é igual ao seu número de elétrons. Qualquer alteração nesse equilíbrio resulta num corpo eletrizado.
respondido por:
25
O que há em comum entre os processos de eletrização é Deixar o corpo eletrizado, com um desequilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas. Alternativa A.
O processo de eletrização, como dito no exercício pode ocorrer de 3 formas:
- Atrito: consiste na transferência de elétrons livres durante uma fricção. Existe uma tabela que ordena quais materiais tem maior probabilidade de receber ou doar esses elétrons, a partir do fenômeno triboelétrico. Esses dois corpos podem estar tanto neutros antes do atrito, quanto eletricamente carregados, caso eles estivessem carregados, apenas o contato já faria com que houvesse uma atração ou repulsão e troca de elétrons.
- Indução: consiste em aproximar um corpo eletricamente carregado de outro corpo eletricamente neutro, isso vai fazer que no corpo neutro as cargas se movimentem, no entanto quando o indutor for afastado, o corpo induzido voltará ao seu estado neutro.
- Contato: É literalmente quando encostamos dois corpos, um previamente carregado e o outro neutro e os dois dividem suas cargas tornando "um único corpo"
Espero ter ajudado!!
Veja mais sobre eletrização por atrito em: https://brainly.com.br/tarefa/40525633
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás