Qual o papel do professor para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivado? a) Planejar suas aulas, buscando preparar os alunos para o maior número de informações e conteúdos possíveis. b) Incentivar, orientar e organizar situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos alunos. c) Levando em consideração que o centro da atividade escolar é o professor, ele deve propor atividades que desenvolvam e ampliem os conhecimentos dos alunos. d) Ter a sua prática presente e atuante unicamente dentro na sala de aula. e) Prever em seu planejamento avaliações que exigem que os alunos saibam o conteúdo integralmente, assim como foi reproduzido em sala de aula.
Respostas
O papel do professor para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivado é incentivar, orientar e organizar situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos alunos. Assim, a alternativa correta é a alternativa B).
Papel do professor
O papel do professor no ambiente escolar atualmente é como mediador do conhecimento, ou seja, ele orienta e acompanha o aluno durante o seu próprio processo de aprendizagem, levando em consideração as necessidades individuais de cada aluno e adaptando a sua didática para garantir que de fato ocorra a aprendizagem.
Entenda mais sobre o papel do professor em: https://brainly.com.br/tarefa/24802887
#SPJ2
Resposta: Letra B. Incentivar, orientar e organizar situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos alunos.
Explicação: Fiz o teste e acertei
De acordo com Libâneo (1994, p. 65): “O centro da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o aluno ativo e investigador. O professor incentiva, orienta e organiza situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos alunos”. Nesse sentido, o professor contribui para esse importante trabalho, visto que é responsável em educar para a vida em sociedade, a fim de que o aluno se torne uma pessoa crítica, reflexiva, consciente e responsável pela transformação da realidade em que está inserida.
Incentivar, orientar e organizar situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos alunos.