Respostas
Resposta:
Boa parte da água utilizada para produzir alimentos é perdida na evaporação, o que exige uma maior captação do recurso em rios e lagos. Ela destaca que a utilização de agrotóxicos pela agricultura também colabora para a diminuição dos recursos hídricos do país.21 de set. de 2013.
Explicação:
Boa sorte!
Resposta:
A água é recurso vital para a sobrevivência. Não somente para consumo, ela é fundamental para a produção de alimentos.
As primeiras civilizações se desenvolveram nas bordas de rios e córregos, o que permitiu se estabelecerem em comunidades fixas e produzir o próprio alimento.
A agricultura é uma atividade que demanda o uso da água para a cultura dos alimentos e a manutenção das lavouras em diferentes regiões do mundo.
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a agricultura mundial consome 70% do montante de toda a água consumida no planeta. No Brasil este número sobe para 72% e cresce à medida que o país é menos desenvolvido.
Água para agricultura
Dados da Embrapa revelam que a irrigação é a que mais consome desse percentual, sendo 11% dessa água para matar a sede dos rebanhos e apenas 1% para abastecer as áreas rurais.
Com essa quantidade, podemos ter uma noção do impacto que a falta ou má qualidade desse recurso causaria na agricultura e na saúde humana.
Assim, a forma de gerenciar o uso da água e como diminuir seu consumo sem alterar a produtividade têm sido as perguntas que pesquisadores e líderes governamentais têm feito nos últimos anos. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil conta com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares.
Hoje, o segmento do agronegócio contribui fortemente para a elevação do PIB brasileiro. Por isso, as inovações tecnológicas e o apoio dos órgãos gestores são essenciais para a sustentabilidade do setor agrícola.
A IRRIGAÇÃO NO BRASIL
A irrigação é fator essencial para o cultivo de algumas lavouras. Em algumas regiões, como o Centro-Oeste, tem-se chuva em quantidade suficiente para atender as necessidades de uma cultura. Entretanto, isso não ocorre durante o ano todo.
Em outros lugares, como o semiárido nordestino, há grande deficiência de chuvas, tornando inevitável o uso da irrigação. Mesmo em períodos chuvosos, um sistema de irrigação pode evitar a falta de água provocada por possíveis estiagens e garantir a produtividade.
Entretanto, o processo de irrigação não é tão simples assim. É necessário conhecimento da quantidade de água que as plantas necessitam para não usá-la com desperdício. O ideal é medir a quantidade de água no solo e as condições climáticas do local, pois alteram o consumo de água da planta.
Além disso, precisa-se de equipamentos, energia e técnicas adequadas para a correta aplicação da água nos mais diversos cultivos. De acordo com o IBGE, as culturas mais irrigadas no Brasil são a cana-de-açúcar, arroz, soja, milho, feijão, laranja, café, cebola, melancia, algodão e o trigo.
A Embrapa afirma que o método pressurizado tem sido o sistema de irrigação mais utilizado no Brasil. Sendo 35% para sistema convencional, 19% para sistema pivô e 8% para sistemas localizados. Em seguida tem-se 24% com o sistema de inundação, 6% de sistemas de sulcos e outros 8% de métodos variados na área total irrigada no país.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!! SE PUDER MARCAR COMO MLR RESPOSTA EU AGRADEÇO