• Matéria: História
  • Autor: santosnevinha18
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Monte uma ficha sobre a Revolta dos Mascates informando
a) Quando e onde ocorreu,
b) Motivo;
c) Como terminou;
2)Monte uma ficha sobre a Revolta de Vila Rica informando:
a) quando e onde ocorreu;
b) motivos principais;
c)Como terminou;
d) Desdobramentos do conflito.

é pra hj pfvr​

Respostas

respondido por: elizangelapimenta
27

Resposta:

a- Guerra dos Mascates, que se registrou de 1710 a 1711 na Capitania de Pernambuco, é considerada um movimento nativista pela historiografia em História do Brasil.

Anos após a expulsão dos holandeses de Pernambuco, a economia da região entrou numa crise decorrente da baixa do açúcar no mercado internacional e da concorrência do açúcar produzido nas Antilhas.[1]

b- A concorrência afetou os ricos senhores de engenho de Olinda, que entraram em decadência por não mais obterem os lucros com a produção açucareira. Sem capital para saldar suas dívidas, os latifundiários passaram a precisar de empréstimos. Naquela época os comerciantes portugueses, chamados de mascates, ocupavam a cidade do Recife e possuíam dinheiro para emprestar aos senhores de Olinda, porém cobravam juros altíssimos pelos empréstimos, ocasionando o endividamento cada vez maior dos olindenses.

c- Até o final do século XVII, Olinda era a principal cidade de Pernambuco, onde moravam ricos senhores de engenhos, que pensavam que sua fortuna jamais acabaria. Mas isso aconteceu, por uma guerra de preços do açúcar no mercado europeu, e os senhores de engenho de Olinda começaram a pedir dinheiro emprestado aos comerciantes do Recife, mero povoado. Aos poucos, foram surgindo ódio e conflitos. Conscientes de sua importância, os comerciantes pediram ao rei de Portugal que o povoado fosse elevado a vila. Quando estava sendo concretizada a separação entre as duas cidades, em 1710, os senhores de Olinda se revoltaram, tendo como um dos chefes o proprietário de engenho Bernardo Vieira de Melo. Sem condição de resistir, os comerciantes mais ricos do Recife fugiram para não serem capturados. A metrópole interveio na região, em 1711, prendendo os líderes da rebelião. Recife foi elevada a condição de capital de Pernambuco.

Após a vitória dos mascates, comerciantes percebem o predomínio do comércio em relação à produção colonial que já ocorria já que os senhores de Olinda pegavam dinheiro emprestado a juros com os mascates para conseguirem manter seu sistema colonial.

2- a) Ocorreu no ano de 1720, em Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto, atual Cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

b) Insatisfação popular na região aurífera devido ao aumento da exploração colonial,e a criação das Casas de Fundição, que tornava obrigatória a cobrança do quinto e aumentou a fiscalização sobre o ouro

c)a Coroa procurou limitar as vias de acesso às Minas e o escoamento da produção, para facilitar esse processo, foi criada a Capitania de Minas Gerais.

d)Na região das Minas Gerais, a elevada carestia de vida, os tributos cobrados com rigor pela Coroa portuguesa e a perspectiva da criação da Casa de Fundição e da Moeda para recolher o quinto real, causavam a indignação da população local contra as autoridades metropolitanas. A Revolta Felipe dos Santos foi uma reação à política econômica da metrópole. As razões desse levante foram os sucessivos aumentos da opressão fiscal e administrativa da Coroa portuguesa. A criação da Casa de Fundição trouxe consigo, a proibição de circular na colônia ouro em pó ou em pepitas. As pessoas que fossem pegas com ouro, sem o selo real, seriam presas e julgadas e as penalidades eram bastante rigorosas. O líder era Felipe dos Santos, abastado fazendeiro e tropeiro. Durante 20 dias alguns revoltados ocuparam Vila Rica e exigiram o fim das casas de fundição. Após negociações com o governador da Capitania, Felipe dos Santos retirou-se da vila com a promessa de redução dos impostos. Mas o governador não cumpriu a promessa: mandou prender os implicados, e queimar suas casas. Os líderes foram deportados e Felipe dos Santos foi condenado à morte.  

Como consequências, a Coroa procurou limitar as vias de acesso às Minas e o escoamento da produção, visando inibir o contrabando e a evasão fiscal. Para facilitar essa tarefa, foi criada a Capitania de Minas Gerais, separada da Capitania de São Paulo.

Explicação:

Se a resposta lhe ajudou, lhe peço que coloque como melhor.

Perguntas similares