A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos indivíduos pertencentes à empresa. Numa organização é partilhado um conjunto de hábitos, crenças, normas, valores e atitudes. A cultura organizacional não é algo palpável, visível. Ela não é percebida ou observada, e é por intermédio de seus efeitos e consequências que sentimos todo o seu impacto. Vejamos alguns aspectos: I- Estrutura organizacional. II- Sentimentos e normas coletivos. III- Métodos e procedimentos de trabalho. Qual(ais) aspecto(s) é(são) aberto(s) e formal(ais)? a. Somente I. b. Somente II. c. I e III. d. I e II. e. I, II e III.
Respostas
Resposta:
Letra C - I e III
Explicação:
Aspectos formais e abertos: Estrutura organizacional; Títulos e descrições de cargos; Objetivos e estratégias; Tecnologia e práticas operacionais; Políticas e diretrizes de pessoal; Métodos e procedimentos; Medidas de produtividade física e financeira.
A estrutura organizacional e os procedimentos internos (letra C) são aspectos ligados à Cultura Organizacional.
Letra C: I e III.
O erro da assertiva II consiste na afirmação de que os sentimentos fazem parte da Cultura Organizacional. Na verdade, a Cultura Organizacional é composta por valores éticos e morais que ajudam na orientação do comportamento do colaborador dentro do ambiente de trabalho.
Nessa dimensão da realidade, a compatibilidade de valores entre o colaborador e a empresa é importante para a criação de um bom ambiente de trabalho.
Por fim, os métodos e procedimentos de trabalho são importantes para saber se a organização possui uma Cultura Organizacional aberta (voltada para a inovação) ou fechada (acomodada).
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/47457623
Lute e acredite em seu potencial!