Respostas
Resposta:
Dentre os inúmeros gêneros textuais existentes, um dos mais populares e utilizados para descrever situações do cotidiano é a crônica. Mas você sabe identificar esse tipo de texto? Conhece suas principais características?
Muito usado em textos jornalísticos publicados em jornais e revistas, é escrita com uma linguagem simples e coloquial, que torna a leitura mais fácil e agradável. E também permite que o leitor se sinta amigo do cronista, já que o texto é desenvolvido em tom de conversa informal.
A crônica é um tipo de texto que tem prazo de validade por se tratar de um assunto contemporâneo, geralmente uma crítica ou comentário sobre algo que está sendo debatido no momento.
Para saber mais sobre as crônicas, continue a leitura!
Características da crônica
Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas contemporâneos.
Em seu eixo temático, é um texto que retrata acontecimentos do cotidiano, sempre com um caráter crítico (sobre comportamentos sociais, leis, instituições etc). É um gênero textual que passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de forma mais subjetiva.
A crônica é um tipo de texto que chama atenção pelo seu tom mais leve, muitas vezes irônico e humorístico, prendendo a atenção do leitor por contar a história de forma rápida e sem grandes detalhamentos.
A essência da crônica é:
Trata de assuntos contemporâneos;
Utiliza linguagem simples e coloquial;
Faz uso de poucos ou nenhum personagem;
Tom irônico e humorístico;
Bastante usado no jornalismo;
Textos rápidos e objetivos.
Principais cronistas
O Brasil tem muitos cronistas populares. Entre os principais nomes, vale destacar os seguintes autores:
Antônio Prata;
Machado de Assis;
Luís Fernando Veríssimo;
Carlos Heitor Cony;
Rubem Braga.
Tipos de crônica
Cronica
Apesar de se tratar de um texto narrativo-descritivo, a crônica pode ser escrita de formas diferentes e tratar os assuntos de formas distintas. Entre os principais tipos de crônica, é possível destacar:
Crônica narrativa
A crônica narrativa sempre contam com fatos do cotidiano, acontecimentos das últimas semanas e ações em geral. O texto conta uma história, seja em 1ª ou 3ª pessoa do singular, relacionada a diferentes fatos.
Crônica descritiva
Como o próprio nome diz, se trata de um texto descritivo sobre uma determinada situação do cotidiano, em algum local, contendo ou não personagens.
É explorar ao máximo os detalhes do objeto, local, pessoa ou animal que o cronista deseja descrever.
Crônica humorística
Essa crônica possui característica voltada ao humor, mas que usa a seu favor a ironia para entreter seu público. Na maioria das vezes, a crônica humorística é utilizada para contar uma acontecimento político, econômico ou cultural de uma forma mais descontraída.
Crônica jornalística
Texto muito utilizado pela imprensa brasileira para retratar e refletir sobre temas da atualidade em uma linguagem um pouco mais leve.
Esse tipo de crônica possui um caráter mais narrativo e argumentativo, mas sempre trazendo a leveza textual.
Crônica na prática
Para entender melhor como é construída uma crônica, segue abaixo um texto escrito por Antônio Prata, referência brasileira nesse tipo de escrita. Perceba como a história transcorre de forma rápida e objetiva, com uma linguagem bastante simples e coloquial.
Exemplos de crônicas
Indo Embora – por Antônio Prata
Explicação: