O que têm em comum a obra O pensador, de Francisco Brennand, com a escultura, O pensador do francês Auguste Rodin?
Respostas
Resposta:
O Pensador (francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.
Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseada na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cada uma das estátuas na peça representavam um dos personagens principais do poema épico. O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heroica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia.
Rodin originalmente chamou essa figura de “O Poeta” . Este nome suporta a teoria de que a estátua era uma representação de Dante. Mas porque O Pensador não se encaixa na visão do século 19 de Dante alto e magro, alguns viram uma natureza mais alegórica: eles teorizam que poderia ser o próprio Rodin sobre sua criação ou talvez o Adão bíblico considerando os pecados dele descendentes. O nome “O Pensador” é creditado aos trabalhadores da fundição que sentiram que a escultura tinha uma semelhança notável com a escultura de Michelangelo com o mesmo nome.
Espero ter te ajudado!!!
A obra de Auguste Rodin foi intitulada de "O Pensador", ela se baseava na figura de Francisco Brennand enquanto um poeta e artista que visava o desenvolvimento intelectual.
A ideia dessa escultura, se baseava na teoria que a estátua se baseava na representação de Dante Alighieri, o criador da Divina Comédia, uma das principais obras artísticas do passado.
Para finalizar, Auguste Rodin pensou nessa escultura para ser criada como um elemento de figura heróica, buscando representar a arte também através da criação escultural, não apenas na poesia e pintura.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/2887917