Respostas
As sereias compõe parte da mitologia grega, sendo mulheres com metade peixe, ou, (dependendo da tradução, metade pássaro) que eram capazes de atrair os marinheiros pelo seu canto e quando se aproximavam o suficiente das belas moças as sereias os afundavam e naufragavam o navio.
Foram citadas no livro "A Odisseia" de Homero, alguns dizem que elas eram mulheres que ofenderam a Deusa Afrodite e aquela condição de sereia era seu castigo.
A personagem das sereias pode muito bem ser a união de três fatores importantes sobre os gregos: a mitologia, cultura e o medo do mar. A mitologia buscava explicar fenômenos naturais e a cultura da música e do teatro era algo muito marcante no histórico dos gregos além de que sempre se teve, entre a mitologia e na cultura, um certo medo do mar, sendo assim as sereias compunham esse cenário de medo, de incerteza e de perigo, além das próprias ilusões que os marinheiros tinham em alto mar, formando assim a imagem das sereias.
Resumindo:
Sereia: parte peixe e parte mulher, devoradora de marinheiros e os atraía com o canto. Mostra a presença da cultura e da mitologia na população grega e mostra o medo do desconhecido e do perigo no mar, sendo personificado na forma das sereias e seres monstruosos responsáveis pelo naufrágio de seus navios.