A importância da gestão de estoques no cenário empresarial e para o gerenciamento da cadeia de suprimentos como um todo se mostra cada vez mais imprescindível para a sobrevivência de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Em um conceito bastante amplo, a gestão de estoques consiste basicamente em gerir recursos que num determinado momento estejam ociosos, mas que possuem valor econômico ou potencial de gerar uma receita futura. Dessa forma, podem ser considerados estoques tanto as matérias primas e os demais insumos necessários a atender a demanda produtiva quanto os produtos acabados. Diante deste contexto, sobre os estoques, analise as afirmativas a seguir e assinale 'V' para verdadeiro ou 'F' para falso:
-
(__) Estoque de produtos acabados são aqueles itens que já foram produzidos, porém ainda não foram vendidos. Cabe a gestão de estoques resguardá-los de tal maneira que estejam plenamente íntegros quando forem solicitados pelo mercado.
(__) Controlar as quantidades estocadas, normatizar o fluxo de materiais e manter a clareza na identificação dos materiais são alguns dos principais objetivos da gestão de estoques.
(__) Estoque e´ qualquer quantidade de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo. Existe porque as atividades industriais, comerciais e de serviços dependem de um ni´vel de estoque que de^ sustentabilidade aas suas atividades para o atendimento aos clientes.
-
Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
F - F - F.
b)
F - V - F.
c)
F - V - V.
d)
V - V - V.
e)
V - F - V.
Respostas
Resposta:
Letra D
CORRIGIDO PELO AVA
Explicação:
A resposta correta é a letra D) V - V - V.
A gestão de estoque é uma atividade muito importante para o andamento de uma determinada entidade seja ela de grande, médio ou de pequeno porte, tendo em vista que essa atividade é capaz de prever quanto será necessário destinar para comprar o próximo produto.
Além do mais a gestão de estoque promove informações muito úteis sobre as vendas, pois esta em muitas das vezes conduz a criação dos relatórios contábeis que serão usados para a tomada de decisão sobre os gestores.
Vale frisar que a gestão de estoque é uma importante ferramenta não só para os fatores internos, mas também para os fatores externos nos casos em que se precisa de investimentos.
Bons estudos!