D. Pedro FICA! A disputa política travada entre D. Pedro e as cortes foi registrada em cartas enviadas pelo então príncipe regente. Mais do que uma troca de correspondência entre pai e fi lho, as cartas tinham teor oficial, portanto, seu conteúdo era conhecido pelas cortes portuguesas. Em uma carta escrita em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro escreveu: O Presidente do Senado aasim o fez, e o Povo correspondeo com immensos Vivas, cordialmente dados, a Vossa Magestade, a Mim, á União do Brazil a Portugal, e á Constituição: depois de tudo socegado, da mesma janella, em que estive, para receber os Vivas, disse ao Povo: Agora só tenho a recommendar-vos união, e tranquilidade, e assim findou este acto. De então por diante os habitantes tem mostrado de todas as fórmas o seu agradecimento, assim como eu tenho mostrado o meu, por ver, que tanto me amão. Remetto incluso a Vossa Magestade o Auto feito pela Camara na forma da Lei; e estimarei, que Vossa Magestade o mande apresentar ás Cortes, para seu perfeito desenvolvimento, e intelligencia. Deos guarde a preciosa vida, e saúde de Vossa Magestade, como todos os Portuguezes o hão mister, e igualmente – Este seu Súbdito fiel, e Filho obedientíssimo, que lhe beija a Sua Real Mão – PEDRO”. Meu Pai, e Meu Senhor – Dou parte a Vossa Magestade, que no dia de hoje ás dez horas da manhã recebi huma participação do Senado da Camara [...], que as Camaras nova, e velha se achavão reunidas, e me pedião huma Audiencia: respondi, que ao meio dia podia vir o Senado, que eu o receberia; veio o Senado, que me fez huma falla mui respeitosa, [...], e em summa era, que logo que desamparasse o Brazil, elle se tornaria indepedente; e ficando eu, elle persistiria unido a Portugal. Eu respondi o seguinte: Como he para bem de todos, e felicidade geral da Nação, estou prompto: diga ao Povo, que fico.
Respostas
Resposta:
errei no plural e o gabarito era isso:
Explicação:
a) Relacionamos algumas palavras e expressões que podem chamar a atenção dos alunos quanto à ortografia:
Magestade = Majestade
Ás dez horas = às dez horas
Camara = Câmara
Huma = uma
Audiencia = Audiência
Falla = fala
Prompto = pronto
Elle = ele
Socegado = sossegado
Brazil = Brasil
Deos = Deus
Na carta oficial, D. Pedro comunica ao rei de Portugal que, acatando a pedidos, ficaria no Brasil, o que contrariava as ordens das Cortes Gerais Portuguesas.
b) Emerge da carta um D. Pedro como um governante que exerce liderança entre os brasileiros. Alguém capaz de conciliar os interesses dos brasileiros e dos portugueses, que age para manter a união e não a separação de Brasil e Portugal. Mas, ao mesmo tempo que D. Pedro coloca-se como súdito fiel e filho obediente, ele narra a desobediência a uma ordem do governo português.
c) Aponta sinais de preocupação de D. Pedro em manter boas relações entre Brasil e Portugal. Mas aponta também uma postura de autonomia e desobediência em relação às Cortes Gerais Portuguesas, o que sinaliza a condução de um processo de ruptura entre Brasil e Portugal.
denada meu anjo