• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

A solidariedade se multiplica durante a pandemia de Covid-19 Idosos, pessoas com problemas psicológicos e indivíduos em situação de rua são beneficiadas por iniciativas que se espalham pelo país diante do coronavírus. Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia. Muitos voluntários têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social, idosos —mais suscetíveis a complicações da Covid-19 — e quem precisa de apoio psicológico. Distribuição de alimentos, doação de produtos de higiene pessoal e consultas gratuitas são algumas das ações solidárias que se espalham pelo país. São cidadãos e instituições se unindo para enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo. Ultimamente estamos tão ocupados com nossos compromissos que nem olhamos quem passa do nosso lado. E muitas vezes só enxergamos o que queremos ver e o que é apenas do nosso interesse, sem se preocupar com nada nem com ninguém. A solidariedade é um sentimento que leva os homens a se ajudarem mutuamente, sem querer ou pedir nada em troca. Podemos ver histórias maravilhosas de pessoas que vivem para fazer o que Deus nos pede “amará o teu próximo como a si mesmo”, e na maioria das vezes, ajudando pessoas que nem se quer conhecem. Quem recebe um ato solidário, passa a ser solidário com uma pessoa que possui mais necessidades do que ela. Algumas pesquisas realizadas, indicam que trabalhos voluntários de ajuda ao próximo estimulam e melhoram a felicidade, diminuem a tristeza e aumentam a imunidade, consequentemente diminuindo o risco de enfermidades. Quem pratica o ato de ser solidário, não ajuda apenas o próximo, mas ajuda a si mesmo, passam a entender as dificuldades e conseguem enfrentá-las de uma maneira diferente, se tornam pessoas mais felizes e realizadas, e sabem encontrar o verdadeiro sentido da vida. A solidariedade é um ato de bondade, e a bondade é um ato de amor ao próximo! E você, se considera uma pessoa solidaria? Que tal se envolver com esse tipo de ação?De acordo com Cris Fernández Andrada, professora do Departamento de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a principal motivação das iniciativas solidárias está relacionada ao reconhecimento da dor do outro. “Seres humanos são seres coletivos que se identificam com a mesma condição diante de crises agudas que ameaçam nossa existência”, explica. Foi exatamente com esse sentimento de identificação que TalalAl-tinawi, engenheiro mecânico que atualmente vende comida síria, resolveu distribuir 300 marmitas para idosos da capital paulista. A ideia é oferecer uma opção para que os mais velhos continuem em casa, sem correr risco de contaminação pelo coronavírus. ATIVIDADE PARA REFLEXÃO De acordo com sua opinião, qual a importância da solidariedade em um momento social tão crítico que estamos vivendo por conta do Coronavírus?

Respostas

respondido por: marcospaulofuzetto
7

Resposta:

A importância é gigantesca, devemos deixar as diferenças de lado por que somos todos iguais e todos somos seres humanos, existem pessoas mais necessitadas do que as outras e por isso devemos deixar o orgulho de lado e começar a praticar a solidariedade.

respondido por: AnnabethChase54
5

Resposta:

e muito importante pois, se nós nos unirmos de forma correta poderemos vencer está batalha juntos, mesmo longe um do outro, quando formos doar algo ou dar dinheiro, temos que pensar no que estamos fazendo que e algo bom, se hoje nos unimos poderemos ser muito mais no futuro, fazer igual a alguns países que não estão ligando para o dinheiro estão gastando para fazer vacinas para ajudar um grupo que está necessitando daquilo.

Explicação:

so vai

Perguntas similares