Respostas
Resposta:
O aumento do grau de consciência e de liberdade, e, portanto de responsabilidade pessoal no comportamento moral, introduz um elemento contraditório que irá o tempo todo, angustiar o homem: a moral, ao mesmo tempo em que é um conjunto de regras que determina como deve ser o comportamento dos indivíduos de um grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas.
A partir do momento que o homem passa a viver no mundo moralmente estruturado, este deve se apropriar de uma consciência moral, orientando suas escolhas e seu discernimento. O agir humano é caracterizado pela capacidade de antecipar-se ao resultado a ser alcançado, tornando o ato moral propriamente voluntário. Neste sentido o ser humano possui o desejo e a vontade. Sendo o desejo algo natural do ser humano, mas deve ser controlado, para que não seja negada a moral.
Explicação:
O ato e a moral provoca efeitos não só na pessoa que age, mas naqueles que a cercam e na própria sociedade com um todo. Portanto, para ser moral, um ato deve ser livre, consciente, intencional, mas também solidário. O ato moral supõe a solidariedade e a reciprocidade com aqueles com os quais nos comprometemos.