"Nao se pode aprender filosofia, mas apenas filosofar " .
A frase acima, dita por Immanuel Kant, filósofo idealista alemão, constitui-se uma das mais controversas afirmações acerca do ensino da filosofia. Por ser polêmica, a frase enseja uma série de questionamentos acerca do ensino de filosofia. Considerando o ponto de vista kantiano, elabore um texto de apenas uma página. Me ajudeeemm por favooor
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A afirmativa de Kant «Não se ensina Filosofia, mas a filosofar», enseja uma série de questionamentos acerca do ensino de filosofia. O raciocínio pode ser transportado analogicamente para o ensino de filosofia para concluir, pelo menos provisoriamente, de que se ensina a filosofia «filosofando», daí poder-se inferir, por extensão de raciocínio, que «não se ensina a filosofia, mas a filosofar». O problema que se apresenta, a princípio, é o fato de que a filosofia não se define por um objeto e método próprios como na ciência. A idéia de que a filosofia abarca conhecimentos difusos e que também se ressente de um método próprio faz que alguns pensem que o filosofar não é seguro.
A atitude filosófica requer o afastamento de diversos preconceitos, entre eles, aquele que leva as pessoas a pensarem que o filosofar é inútil, difícil e complicado, como se fosse tarefa para gente ultra-especializada. No entanto, a atitude filosófica requer uma postura diferenciada, mesmo diante da constatação do alto grau de saber de alguns filósofos, deve-se entender que o filosofar não está fechado somente aos filósofos consagrados ou com formação acadêmica relevante. A filosofia não se restringe ao campo limitado da ciência, embora possa ser uma reflexão sobre a ciência. A filosofia é um corpo de entendimentos que compreende e dá significado ao mundo e à existência.
Nesse sentido, importa saber como é que se constitui a filosofia, como é que se constrói esse corpo de entendimentos, que se pode assumir criticamente como aquele que se quer para o direcionamento da própria experiência e das questões fundamentais que envolver o ser, os valores, a realidade e as práticas. O exercício do filosofar proposto por LUCKESI , no capítulo denominado «o exercício do filosofar», demanda a execução de três passos didaticamente seqüenciais, num processo dialético. O primeiro passo do filosofar é inventariar valores que explicam e orientam a própria vida e a vida da sociedade, e que dimensionam as finalidades da prática humana. O segundo passo do filosofar é o momento da crítica.
O terceiro passo do filosofar é o memento da construção crítica de valores que sejam significativos para compreender e orientar as vidas individuais e dentro da sociedade como guia da ação na direção mais correta. Os momentos descritos como passos do filosofar são apropriados para uma exposição didática, contudo esses momentos não são seccionados, pois um nasce dentro do outro. O exercício do filosofar pode ser o fio condutor para que se aprenda filosofia, sem, contudo, que a filosofia seja propriamente ensinada. A sua apreensão deverá decorrer mais de uma relação que tenha no aluno o ponto de partida dos questionamentos infinitos que a filosofia proporciona, mediado pelo professor, auxiliado pelos pensadores, suas idéias, enfim pelas principais correntes de pensamento de um passado distante no tempo, mas próximo na história.
A frase de Kant «Não se ensina filosofia, mas a filosofar» inserida nos processos de aprendizagem revela uma verdade da filosofia como corpo de entendimentos, mas se distancia de uma verdade absoluta nos confins da terminalidade genérica, que exige apreensão de conteúdos expressos nas idéias filosóficas e nas principais correntes de pensamento, e permita ao aluno, ao final, dizer que aprendeu filosofia.
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