"O Plano de Metas adotado no governo Juscelino Kubitscheck (1956 - 1960) pode ser considerado o auge do período da industrialização brasileira. Nessa direção, se por um lado, dentro da lógica do PSI (Processo de Substituições de Importações), o rápido crescimento do produto e da industrialização no período acentuou inúmeras contradições; por outro, a lógica do plano de metas, que vai além do PSI, já que ele não se constitui apenas em uma resposta tópica a um estrangulamento externo, promoveu a montagem de uma estrutura industrial integrada" (GREMAUD et al, 2009, p. 365). De acordo com as discussões realizadas em nossa aula, sobre o assunto em questão, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Os pontos fundamentais do Plano de Metas foram: a) investimentos estatais em infraestrutura, b) estímulo à produção de bens intermediários e c) incentivos à introdução de setores de bens de consumo duráveis e de capital.
De maneira geral, o estímulo à produção de bens intermediários, por meio do plano de metas, não beneficiou a produção de bens agrícolas enquanto produtos que fazem parte da produção de um bem final.
A introdução de setores de bens de consumo duráveis e de capital, por meio do plano de metas, não propiciou uma maior mecanização da agricultura brasileira, em decorrência da resistência do setor à industrialização.
A construção da malha rodoviária brasileira, por meio do plano de metas, foi muito importante para permitir a exploração de áreas industriais pouco exploradas até então, principalmente na região sudeste do país.
Todas as alternativas apresentadas estão corretas.
Respostas
respondido por:
5
A Resposta correta, conforme apostila Economia do Setor Público pag. 22, é a 1ª: Os pontos fundamentais do Plano de Metas foram: a) investimentos estatais em infraestrutura, b) estímulo à produção de bens intermediários e c) incentivos à introdução de setores de bens de consumo duráveis e de capital
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás