Respostas
A indústria têxtil surgiu na Primeira Revolução Industrial, durante a fase de capitalismo concorrencial na Inglaterra, entre os séculos XVIII e XIX. As primeiras formas industriais do setor têxtil surgiram a partir dos teares mecânicos, em uma época em que surgiram também as máquinas a vapor e o uso de ferro e do carvão como elementos principais.
Para que essa indústria pudesse se expandir pelo mundo, e chegar ao Brasil, cabe destacar que diferente dos setores considerados pesados, a produção exigia conhecimento técnico, permitindo dessa forma a cópia por outras empresas, sem altos recursos financeiros ou alto comando. O indivíduo que trabalhou em uma tecelagem inglesa, e depois atravessou o atlântico, pode simplesmente repassar os seus conhecimentos técnicos e industriais e assim formar um sistema fabril de uma forma completa. Por isso a forte relação existente entre os imigrantes e o desenvolvimento da indústria têxtil no Brasil.
Em Santa Catarina, tal situação ficou muito evidente, haja vista que a industrialização começou antes, no setor têxtil, no Vale do Itajaí, ainda no século XIX. Cano complementa que a origem do setor têxtil em Santa Catarina está ligada à vinda de imigrantes que trouxeram consigo habilidades técnicas e capitais.
Diante deste contexto, a questão central da pesquisa foi a realização de uma análise histórica da formação do processo de industrialização e da formação do setor têxtil e do vestuário no Brasil e em Santa Catarina e do início e seus possíveis reflexos no desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, bem como uma análise do setor atual.