• Matéria: Contabilidade
  • Autor: Cleitons11
  • Perguntado 9 anos atrás

Em uma ação judicial sobre lucros cessantes, o Perito Contador, nomeado pelo Juiz, ateve-se ao âmbito técnico e limitou-se aos quesitos propostos, ao elaborar o laudo pericial. Apesar de estar pessoalmente convicto de que deveria ser dado ganho de causa à parte reclamante, não expôs sua opinião no documento que elaborou e assinou.

Em relação à situação descrita, é CORRETO afirmar que o Perito:

A- agiu de acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, pois o citado código afirma que o contador, quando perito, deve abster-se de expender argumentos ou dar a conhecer sua convicção pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas.

B- comportou-se de forma ética, limitando-se ao que foi contratado para fazer, porém não em consequência de disposição expressa no Código de Ética Profissional do Contador, pois o citado código não trata do assunto.

C- descumpriu o Código de Ética Profissional do Contador, pois o citado código afirma que o contador deve exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, considerando os interesses dos clientes, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais.

F - desperdiçou a oportunidade de posicionar-se como um bom profissional e demonstrar que sua capacidade ia além do serviço contratado, porém não descumpriu disposição expressa no Código de Ética Profissional do Contador, pois o citado código não trata do assunto.


Cleitons11: A- agiu de acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, pois o citado código afirma que o contador, quando perito, deve abster-se de expender argumentos ou dar a conhecer sua convicção pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas.

Respostas

respondido por: Elivitor
92
A- agiu de acordo com o Código de Ética Profissional do Contador
respondido por: ksvieira04
19

A alternativa correta é a letra A.

O perito contábil ou perito contador é responsável por fazer laudos, quando chamado por juiz, sobre um determinado caso, sendo essencial para a resolução de litígios da Justiça.

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade,  a perícia contábil corresponde ao conjunto de procedimentos técnicos, que por meio do exame, da vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado emitem um laudo que auxiliará nas decisões judiciais. Portanto, as convicções pessoais são deixadas de lado e são consideradas apenas questões acerca do caso. Logo, o perito agiu conforme a Norma Brasileira de Contabilidade e consequentemente com o seu Código de Ética.

Espero ter ajudado !

Perguntas similares