O maior período classificado na história do Brasil é o colonial, também conhecido como América Portuguesa, oficialmente entre 1500 e 1822. Sobre a economia desse período, é CORRETO afirmar que a) A escravidão indígena foi utilizada apenas na extração de minérios, pois já tinham conhecimento dos locais onde existiam ouro e diamantes, assim como o melhor processo de extração. b) A extração de pau-brasil foi a primeira economia em território brasileiro, de extrema importância para a colonização portuguesa durando todo o período colonial através da plantação e extração. c) Divisões de classe eram destacadas diretamente pela economia do período, existindo apenas escravos e senhores, que eram donos de engenho ou de minas. d) A cana-de-açúcar foi uma das principais economias desse período. As construções de engenhos foram muito importantes para o desenvolvimento do Brasil. e) Os escravos africanos foram utilizados apenas nos engenhos de cana-de-açúcar. Percebe-se isso com o fim da escravidão, quando essa economia foi se enfraquecendo, em 1888.
Respostas
Resposta:
A) errado
B) correto
C) correto
D) correto
E) errado
Sobre a economia do período colonial brasileiro é correto afirmar que a cana-de-açúcar foi uma das principais economias desse período. Alternativa D.
A cana-de-açúcar foi uma das principais matérias-primas para a economia brasileira no período colonial, mas não a única, e os escravos não eram destinados apenas ao trabalho nos engenhos que produziam açúcar e álcool, por exemplo, poderiam ser destinados as mais variadas atividades.
O Ciclo do Açúcar brasileiro não se restringia aos conceitos econômicos, era também um estilo de vida, que englobava desde as atividades desempenhadas nos engenhos pelos escravos, a casa dos senhores, cheia de luxos e riquezas em decorrências da produção e venda dos produtos e mesmo deu origem ao conceito de sociedade patriarcal dada a importância dos homens detentores de poder.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/39824772
Bons estudos!