(Unesp 2015) A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant. Pratica-
mente tudo o que fazemos na vida é o oposto da apreciação estética, pois praticamente tudo o
que fazemos serve para alguma coisa, ainda que apenas para satisfazer um desejo. Enquanto ob-
jeto de apreciação estética, uma coisa não obedece a essa razão instrumental: enquanto tal, ela
não serve para nada, ela vale por si. As hierarquias que entram em jogo nas coisas que obedecem
à razão instrumental, isto é, nas coisas de que nos servimos, não entram em jogo nas obras de
arte tomadas enquanto tais. Sendo assim, a luta contra a autonomia da arte tem por fim submeter
também a arte à razão instrumental, isto é, tem por fim recusar também à arte a dimensão em
virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobreci-
mento do mundo.
(Antônio Cícero. “A autonomia da arte”. Folha de São Paulo, 13.12.2008. Adaptado.)
Respostas
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22
Resposta correta é letra B
ruan3683:
nem tem opção '-'
respondido por:
20
Resposta:
a) a racionalidade instrumental, sob o ponto de vista da filosofia de Kant, fornece os fundamentos para a apreciação estética.
b) um mundo empobrecido seria aquele em que ocorre o esvaziamento do campo estético de suas qualidades intrínsecas.
c) a transformação da arte em espetáculo da indústria cultural é um critério adequado para a avaliação de sua condição autônoma.
d) o critério mais adequado para a apreciação estética consiste em sua validação pelo gosto médio do público consumidor.
e) a autonomia dos diversos tipos de obra de arte está prioritariamente subordinada à sua valorização como produto no mercado.
Resposta:B
Explicação:
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