Nas ações da vida cotidiana, experimenta-se a existência ordinária: comer, dormir, trabalhar são gestos básicos da sobrevivência humana. Aparentemente, o traço fundamental dessas ações é a rotina. Costuma-se almoçar sempre no mesmo horário, o trajeto para o trabalho é geralmente o mesmo, adotam-se rituais para diferentes momentos do cotidiano – à primeira vista, os momentos vividos no cotidiano são previsíveis, as ações se desenrolam da maneira esperada. No entanto, essa repetição não é dada de antemão pelo cotidiano. Imagine que você, Assistente Social, recebe no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Marco, 25 anos. De acordo com o seu conhecimento sobre as Teorias do Cotidiano e as informações observadas por você no atendimento, explique como essa categoria pode contribuir na análise de realidade e quais seriam as melhores orientações nesse início de atendimento
Respostas
Resposta: No que se refere aos usuários de drogas, o cotidiano é muito importante, pois a repetição de atividades e/ou caminhos que fazia quando usava a droga pode ser um gatilho para voltar a usar. Nesse caso, as primeiras orientações devem ser sobre estabelecer um novo cotidiano, evitando passar próximo aos lugares onde consumia ou a ver amigos com quem consumia. É importante ressaltar que a mudança, ou estabelecimento de cotidiano, gera segurança para família e para o usuário em atendimento.
Explicação:
Resposta:No que se refere aos usuários de drogas, o cotidiano é muito importante, pois a repetição de atividades e/ou caminhos que fazia quando usava a droga pode ser um gatilho para voltar a usar. Nesse caso, as primeiras orientações devem ser sobre estabelecer um novo cotidiano, evitando passar próximo aos lugares onde consumia ou a ver amigos com quem consumia. É importante ressaltar que a mudança, ou estabelecimento de cotidiano, gera segurança para família e para o usuário em atendimento.
Explicação: Pode confiar.