Qual a importância do café para a organização do espaço geográfico da região Sudeste. *
5 pontos
Sua resposta
Enviar
Respostas
Resposta:
Olá! Já aviso que é muito longo, mas tentarei reduzir o possível.
Os lucros que foram alcançados na cafeicultura foram investidos no setor industrial. As ferrovias, construídas para transportar a produção cafeeira das fazendas, até o Porto de Santos. Tiveram uma grande importância no desenvolvimento econômico e na organização do espaço geográfico da Região Sudeste.
*O Sudeste é a região mais desenvolvida do Brasil, apresentando as maiores concentrações industrial e populacional. (2/3 da população, cerca de 50% do valor da produção industrial do Brasil). A origem dessa concentração urbana e industrial, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, deve-se à economia cafeeira, que representou a força motriz para o desenvolvimento de infraestrutura e acúmulo de capitais.
Baseado na monocultura do café, no latifúndio e no trabalho escravo, a colonização do estado de São Paulo ganhou novas características, inicialmente no Vale do Paraíba e posteriormente no interior do estado... A abolição da escravatura em 1888 transformou as relações de trabalho nas fazendas paulistas, mas, não encerrou as diferenças sociais entre brancos e negros.
A produção cafeeira tornou-se o carro-chefe da economia nacional e impulsionou a estruturação econômica, política e social do estado de São Paulo, com o desenvolvimento da malha ferroviária, ouve vários melhoramentos...
[...]
O governo nacional neste período foi constituído pelos grandes fazendeiros de café existentes na região sudeste e conduziram o país em detrimento de seus próprios interesses*.
Explicação:
Bons estudos!!
Não se esqueça de dar melhor resposta e o obrigado!