Após 15 anos no poder, Vargas saiu, assumiu Dutra e Vargas voltou e viu-se às voltas com várias situações contraditórias durante seu governo. Assinale as alternativas verdadeiras. *
2 pontos
a)Sob o ponto de vista eleitoral, o governo teve que equilibrar-se numa aliança que envolvia as forças dos antigos caciques interventores do PSD, controladores das políticas interioranas, com as forças do operariado e das classes médias urbanas, aglutinados no PTB.
b) Vargas teve que estruturar um governo composto por ministros de distintos partidos políticos (PSD, PSP, PTB e UDN) como uma forma de ampliar o seu apoio no Congresso Nacional onde sua representação era nitidamente minoritária.
c) Vargas procurou convencer o trabalhador de que o patrão não era seu inimigo, e o patrão, de que o trabalhador era elemento indispensável à criação da riqueza, construindo uma política de aproximação e cooperação entre as classes.
d) Vargas manobrou entre duas concepções básicas sobre o desenvolvimento econômico: a que defendia o desenvolvimento autônomo e preservador das riquezas nacionais, por um lado, e a que advogava o desenvolvimento associado ao capital externo, inclusive no caso do petróleo e minerais atômicos, por outro.
e) O governo Vargas deixou de pagar a dívida externa ao F.M.I. sem romper as relações com os Estados Unidos, aproveitando a participação deste na Guerra da Coréia.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
(b)
Explicação:
A atuação de Eurico Gaspar Dutra no ministério da Guerra foi crucial para o a conclusão do regime do Estado Novo, pois se empenhou na divulgação anticomunista e no afastamento do governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha. Ao longo do Estado Novo, Dutra promoveu expurgos de dissidentes nas forças armadas para garantir a permanência do regime.
respondido por:
0
Resposta: b
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás