Respostas
Resposta:
O Dipylon ânfora (também conhecido como Atenas 804) é um grande grego pintado vaso , feito por volta de 750 aC, e agora no Museu Nacional de Arqueologia, em Atenas . Pintado ânforas deste tamanho foram feitas como marcadores graves . O vaso de barro cerâmica intacto foi encontrado no cemitério de Dipylon, perto do Dipylon Portão , em Kerameikos , o bairro antigos oleiros no lado noroeste da antiga cidade de Atenas . Ele é um dos cerca de 50 exemplos atribuídos a um artista desconhecido dada a notname do " Dipylon Mestre ", um dos primeiros artistas gregos individualmente identificáveis.
A ânfora foi feita sobre uma roda de oleiro em três secções, que foram unidas entre si para formar um único recipiente grande, de 160 centímetros (63 polegadas) de altura. A base tem um furo para permitir que libações a ser vertida para o morta, e tem pequenas alças sobre os ombros do corpo ovóide.
A superfície externa da ânfora tem faixas horizontais de decoração pintada no final do estilo geométrico , incluindo individuais, duplos e triplos meandros . O gargalo cilíndrico de altura, metade da altura do corpo, inclui frisos de veado estilizado repetida e de cabras. Um painel rectangular entre as alças de um lado descreve uma prótese cena, a encontra-se em repouso de um morta envolto num caixão , com uma mortalha de xadrez de cima do corpo, e figuras estilizadas de pessoas se macho e fêmea para um ou outro lado, cada um com linhas para os braços levantados para sua cabeça blob, um torso triangular e quadris e pernas que são modelados, e incham abruptamente de uma cintura de vespa. Não são figuras semelhantes de um painel sobre o lado oposto, e pequenos grupos de números sob cada alça
Explicação:
da like ae moço pvf