Respostas
Resposta:´´cores naturais``
O Natural Color System (NCS) é um modelo de cor perceptual patenteado. Baseia-se na hipótese de oponente de cor da visão de cor, proposta pela primeira vez pelo fisiologista alemão Ewald Hering. A versão atual do NCS foi desenvolvida pela Swedish Color Center Foundation, a partir de 1964. A equipe de pesquisa consistiu em Anders Hård, Lars Sivik e Gunnar Tonnquist, que em 1997 receberam o prêmio AIC Judd por seu trabalho. O sistema baseia-se inteiramente na fenomenologia da percepção humana e não na mistura de cores. É ilustrado por um atlas de cores, comercializado pela NCS Color AB em Estocolmo.
Noções básicas
O NCS afirma que existem seis percepções de cores elementares da visão humana – que podem coincidir com as primárias psicológicas – como proposto pela hipótese de oponente de cor: branco, preto, vermelho, amarelo, verde e azul. Os últimos quatro também são chamados de matizes únicos. No NCS, todos os seis são definidos como cores elementares, qualia irredutivíveis, cada uma das quais seria impossível definir em termos de outras cores elementares. Todas as outras cores experientes são consideradas percepções compostas, ou seja, experiências que podem ser definidas em termos de semelhança com as seis cores elementares. Por exemplo. um rosa saturado poderia ser totalmente definido pela sua semelhança visual com o vermelho, azul, preto e branco.
Explicação:cores artificiais
Os corantes alimentícios são utilizados há muitos séculos para conferir cor e tornar os alimentos mais atrativos e saborosos. Inicialmente, os corantes utilizados eram de origem natural (vegetal, animal ou mineral), como as especiarias e os condimentos. Willian Henry Perkin foi o primeiro cientista a sintetizar um corante - no caso, a malva ou malveína, derivado da hulha.
A partir de então, houve um grande aumento nas descobertas de novos corantes artificiais ou sintéticos e na sua utilização pela indústria, principalmente a de alimentos, com o principal intuito de conferir cor e, em alguns casos, mascarar produtos de baixa qualidade. A justificativa para a utilização dos corantes se deve ao fato de que a aceitação do produto alimentício pelo consumidor está diretamente relacionada à cor.
Os corantes são aditivos alimentares definidos como: toda substância ou mistura de substâncias que possui a propriedade de conferir, intensificar ou restaurar a coloração própria do alimento. Por serem aditivos reconhecidos e aceitados por órgãos governamentais, acaba ficando a dúvida: corantes artificiais fazem mal para asaúde?
Segundo a Resolução CNNPA n 44, de 1997 da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, do Ministério da Saúde, os corantes são classificados como:
Corante orgânico natural