Assinale a única opção que não apresenta prefixo: *
10 pontos
a) Desligar.
b) Amanhecer.
c) Escurecer.
d) Binômio
(sufixo “cer”, prefixo “a”, palavra “manhã”). ... Caso a palavra formada após a retirada do sufixo ou do prefixo faça sentido e exista na língua portuguesa, a derivação não foi parassintética, mas sim, sufixal e prefixal.
A afixação envolve diferentes recursos linguísticos — sufixação, prefixação, circunfixação — , os quais partilham configurações parcialmente coincidentes: os prefixos ad-, en- e es- e os sufixos -iz- (agilizar), -e- (guerrear, saborear), -ec- (escurecer), -ej- (gotejar, fraquejar), por exemplo, ocorrem isoladamente.
Binômio é uma noção cujo termo é composto pelo prefixo bi e por um vocábulo grego que se pode traduzir como “parte” ou “porção”.
Espero que ajude ^^
Respostas
respondido por:
2
A resposta é Letra C (escurecer)
respondido por:
2
Resposta:
c) Escurecer
Explicação:
Prefixos são morfemas que se colocam antes dos radicais basicamente a fim de modificar-lhes o sentido; raramente esses morfemas produzem mudança de classe gramatical. Ex: antídoto, antipatia, antagonista, antítese
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
Na língua latina, existia o verbo 'ligo', 'ligas', 'ligare', 'ligavi', 'ligatum'. Partindo de 'ligare' > ligar, formámos, na língua portuguesa, desligar por prefixação, dado que des é um prefixo, e ligar é a raiz comum a estes dois verbos.