• Matéria: Filosofia
  • Autor: Fagunds
  • Perguntado 6 anos atrás

escreva uma redação o que você aprendeu sobre empatia e o que

você pode fazer para se tornar cada vez mais empático com os seus amigos, familiares e pessoas com

quem você convive. (Máximo 20 linhas).

Respostas

respondido por: polysantts15
13

Resposta:

Ser empático é, antes de tudo, ser um bom ouvinte. É ter abertura para conhecer a realidade do outro e tudo que ele comunica, inclusive o que não é dito, mas que pode ser percebido no tom de voz ou no olhar. pessoas empáticas não fazem julgamentos precipitados sobre o comportamento do outro, procurando perceber, primeiramente, as razões que o levam a agir de determinada maneira. Além disso, essas pessoas sabem praticar o perdão, são compreensivas e conseguem estabelecer um equilíbrio entre o que elas esperam e o que o outro pode oferecer.

Elas também estão sempre dispostas a ajudar, a contribuir para que problemas sejam solucionados. São atentas às necessidades do outro e oferecem ajuda porque realmente se importam com suas dúvidas ou dores.

Por fim, essas pessoas tratam os outros da maneira como esperam ser tratadas. Por distribuírem compreensão e bondade, é isso que elas recebem de volta.

Não é fácil praticar a empatia, especialmente em meio a uma vida agitada e cheia de pressões. Mas, com persistência, é possível realizar pequenas mudanças e, aos poucos, perceber as melhorias no relacionamento em família, no trabalho ou entre amigos.

Vivendo uma lição a cada dia, a capacidade de se colocar no lugar do outro torna-se a regra principal para o convívio social, guiando um comportamento que trará sucesso nas relações interpessoais seja em que situação for. Se pararmos para refletir, é muito mais fácil olhar para o próximo, identificar o que não concordamos ou não se identifica com a nossa verdade, e julgar. Apontar o dedo não requer inteligência, não exige de nós nenhuma quebra interna e ainda por cima traz consequências sociais como: afastamento, indiferença e até repúdio. importante refletir sobre suas ações e buscar quebrar seus comportamentos repetitivos. Muitas vezes eles podem ser injustos e ajudam a criar suposições sobre a realidade que o outro está inserido. Ou seja, em vez de resolver e escutar o que as pessoas têm a dizer, você cria algo na sua cabeça que nem sempre é verdade e passa a acreditar isso. Essa situação faz você se fechar. Ser paciente ajuda a entender que cada um é cada um, que todos têm a sua história e que a beleza da vida está justamente nisso.

Quando colocamos a paciência em prática, conseguimos valorizar também tanto o nosso processo quanto o dos outros. Ou seja, nessa espera compreendemos melhor as reações e comportamentos que certas situações despertam em todos nós, reconhecemos nossos erros e entendemos que tudo tem sua hora. Vai chegar o momento em que você compreenderá melhor como deve agir com os outros e por qual caminho você deve seguir.

Em vez de ficar pensando em qual será seu próximo argumento para tentar ganhar ou se sobressair em uma discussão sadia, experimente sair da defensiva e escutar com o coração mais aberto. Isso ajuda a entender melhor o ponto de vista que vem de fora, criando empatia com olhares diferentes daqueles que você imaginava anteriormente.

Perguntas similares