5) Os planetas que orbitam o Sol no Sistema Solar têm composições distintas. Os mais próximos do Sol são considerados planetas rochosos e os mais distantes, planetas gasosos.
a) O que pode ter causado essa diferença na formação dos planetas?
b) Qual foi o principal elemento na formação dos planetas rochosos?
Respostas
Resposta:
Os planetas rochosos formaram-se há cerca de 4,6 bilhões de anos. Atualmente, a teoria mais aceita é a teoria da nebulosa solar, também conhecida como teoria da nebulosa solar primitiva. Essa teoria foi proposta primeiramente em 1644, por René Descartes, e reformulada em 1796, por Pierre-Simon de Laplace.
A nebulosa solar seria uma nuvem interestelar que, ao rotacionar em alta velocidade, teria sofrido contração e entrado em colapso. A gravidade fez com que a concentração de matéria da nuvem, após o colapso, originasse o Sol.
As partículas remanescentes do colapso da nuvem que estavam mais externas à parte central deram origem aos planetas gasosos. Já as partículas que ficaram mais próximas à parte central formaram os planetas rochosos. Isso ocorreu porque os materiais de menor densidade tendem a se afastar do Sol, enquanto os materiais mais pesados concentram-se mais próximos à estrela. Os planetas são considerados, portanto, “subprodutos” da formação do Sol.