Uma prática comum em aulas de microscopia é a observação de folhas de Elodea sp. As folhas dessa espécie vegetal são finas o suficiente para permitir a passagem de luz, dando a possibilidade de observação do material biológico in vivo. Ao preparar uma lâmina contendo uma folha de Elodea sp., gotejando um pouco de água destilada na lâmina, os alunos observariam, no microscópio, células a) cuja membrana plasmática está afastada da parede celular, caracterizando perda de água pela célula. b) sem nenhuma alteração, pois a parede celular impede o transporte da água. c) rompidas devido ao intenso fluxo de água para o meio intracelular. d) túrgidas, cheias de água, mas sem apresentar rompimento celular.
Respostas
Resposta:
A) Na solução hipertônica, a célula perde água e observa-se que a membrana plasmática desgruda-se da parede celular. Nesse caso, temos o fenômeno plasmólise. No ambiente isotônico, a entrada e a saída de água acontecem na mesma proporção. Nesse caso, a célula fica flácida.
B) Osmose é o movimento do solvente (água) através de uma membrana semipermeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, de modo a igualar as concentrações em ambos os lados. Denomina-se de pressão osmótica a pressão que deveria ser aplicada à solução para que fosse interrompida a entrada de água.
C) Em razão de suas relações com as células e seus efeitos
sobre elas, podendo causar doenças de gravidade variável, os vírus
serão estudados neste livro, embora de modo resumido (Capítulo 16).
Um vírus não é capaz de se multiplicar, exceto quando parasita uma
célula de cujas enzimas se utiliza para a síntese das macromoléculas
que irão formar novos vírus.
D) Quando está em meio isotônico, a parede celular não oferece resistência à entrada de água, pois não está sendo distendida (PT = zero). Mas, como as concentrações de partículas dentro e fora da célula são iguais, a diferença de pressão de difusão é nula.
A célula está flácida. A força de entrada (PO) de água é igual à força de saída (PT) de água da célula.
Resposta:
Letra D)túrgidas, cheias de água, mas sem apresentar rompimento celular.
Explicação:
essa foi a resposta da minha atividade e estava correta!