• Matéria: Sociologia
  • Autor: luizahsuzula
  • Perguntado 6 anos atrás

ENEM (C1/H1) Leia o texto a seguir.

O que o filósofo cristão se pergunta é simplesmente se, entre as proposições que ele crê verdadeiras, não há um certo número que sua razão poderia saber verdadeiras. Enquanto funda suas asserções na convicção íntima que sua fé lhe confere, o crente continua sendo um simples crente e ainda não ingressou no domínio da filosofia; mas, assim que encontra entre suas crenças verdades que podem ser tornar objetos de ciência, ele se torna filósofo […].

GILSON, Étienne. O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 44.

Segundo o texto, de autoria do historiador da filosofia Étienne Gilson, como se caracteriza a filosofia cristã na cultura medieval?

A

A filosofia cristã se caracteriza pelo enriquecimento da tradição filosófica com a obtenção de verdades além da razão. 

B

A filosofia cristã se caracteriza como extensão inevitável da fé no exame racional que todos os fiéis fazem de sua crença.

C

A filosofia cristã se caracteriza pela preservação integral da filosofia grega na atualização de seus temas e discussões. 

D

A filosofia cristã se caracteriza pela junção das preocupações metafísicas com o projeto científico de domínio da natureza. 

E

A filosofia cristã se caracteriza pelo esforço em conciliar o conhecimento racional com as verdades reveladas

Respostas

respondido por: casiuskleitonp4vknf
3

Resposta: E

Explicação: Como nos informa o texto-base, na cultura medieval europeia, caracterizada pela supremacia do cristianismo católico, o principal desafio que se apresentava aos filósofos era o de conjugar as interrogações filosóficas legadas pela tradição grega com as supostas revelações cristãs ou, em outros termos, a tarefa era a conciliação entre razão e fé.

a) (F) A afirmação de que a filosofia se enriquece com a fé cristã é aceitável apenas sob a perspectiva dos próprios filósofos cristãos. Além disso, dizer que a filosofia recebe contribuição de verdades que se situam além da razão é algo que contraria radicalmente o projeto clássico da filosofia.

b) (F) Não se pode afirmar que a filosofia cristã seja um prolongamento inevitável da fé, tampouco é certo dizer que todos os fiéis submetem suas crenças ao questionamento racional.

c) (F) A filosofia cristã se apropria da tradição filosófica grega, inserindo-a no universo cultural do cristianismo, ou seja, não a preserva integralmente.

d) (F) O projeto científico de domínio da natureza manifesta-se nas origens da filosofia moderna, não pertencendo, então, à filosofia cristã medieval.

boa sorte no resto do teste :)

Perguntas similares