• Matéria: História
  • Autor: FERIAS0101
  • Perguntado 6 anos atrás

1. A Grécia antiga não era um país ou um Estado unificado: era uma comunidade de cidades-Estado espalhadas pelo Mar Mediterrâneo e pelo Mar Egeu, que falavam a mesma língua e tinham tradições culturais mais ou menos em comum. Cada uma das Pólis transformou-se em um Estado independente, com leis, justiça e governos próprios. Por isso, elas também são conhecidas como cidades-Estado. A partir dessa informação inicial e do que foi visto em sala de aula, escreva o que significa a palavra “pólis”. Também cite dois exemplos que mostram como esse termo foi incorporado ao nosso vocabulário.


2. A influência da sociedade grega chega ao presente, já que inúmeras práticas sociais, culturais e políticas inventadas pelos gregos continuam se manifestando nas sociedades contemporâneas. Podemos chamar isso de permanências históricas. Identifique um exemplo de permanência histórica grega no plano cultural e outra no plano esportivo.

3. Sobre a organização da sociedade romana do início da República, responda: a) Que grupos compunham essa sociedade? b) Quais eram as principais características de cada um deles?

4. Escreva a localização geográfica da Grécia Antiga e de Roma Antiga.

5. Descreva as inovações políticas dos gregos e dos romanos, que são utilizadas ainda hoje em nosso mundo contemporâneo.

ME RESPONDEM ,POR FAVOR

Respostas

respondido por: eversonzoioo
9

Toma as resposta!

1.A Pólis era uma entidade política autônoma da Grécia Antiga

2. Cultural: as práticas artísticas (plásticas, por exemplo), filosofia; Esportiva: as Olimpíadas;

3. a) Patrícios: A aristocracia romana, descendentes das antigas famílias romanas. Plebeus: Indivíduos que não possuíam os mesmos direitos e riquezas que os patrícios, porém possuíam um maior status social. Clientes: Eram plebeus que se submetiam ao controle social de uma família em busca de uma ascensão social e proteção. Escravos: Pessoas destituídas de quaisquer direitos.  

b)Patrícios era a elite de Roma escravos eram capturados em guerras ou era nascido escravo. Plebeus eram pequenos proprietários de terras mas inicialmente não tinham direitos políticos. Clientes trabalhavam para os patrícios.

4.A Grécia Antiga é localizada na região Sul da Península Balcânica. A Roma era uma cidade-estado que nasceu perto do rio Tibre, na Península Itálica.

5.Para os gregos, a noção de democracia era bastante diferente da que hoje acreditamos. A condição de cidadania era estabelecida por pressupostos que excluíam boa parte da população. Os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos não poderiam participar das questões políticas de seu tempo. Já no Brasil como exemplo atual, percebemos que a nossa democracia permite que uma parte dos menores de 18 anos vote e que as pessoas com mais de 70 anos continuem a exercer seu direito de cidadania. Além disso, a nossa constituição não prevê nenhum empecilho de ordem religiosa, econômica, política ou étnica para aqueles que desejem escolher seus representantes políticos. Até os analfabetos, que décadas atrás eram equivocadamente vistos como “inaptos”, hoje podem se dirigir às urnas.


280908ana: é a mesma que a minha
280908ana: não sei a 5 mas posso te ajudar nas outras
respondido por: 280908ana
3

Resposta:2) Cultural: as práticas artísticas (plásticas, por exemplo), filosofia;

Esportiva: as Olimpíadas;

3.a) Os grupos que compunham essa sociedade são os patrícios, plebeus, escravos e clientes.

b) Patrícios era a elite de Roma;

Escravos eram capturados em guerras ou era nascido escravo;

Plebeus eram pequenos proprietários de terras mas inicialmente não tinham direitos políticos;

Clientes trabalhavam para os patrícios;

4) A Grécia Antiga é localizada na região Sul da Península Balcânica.

  A Roma Antiga é localizada no Sul da Europa na Península Itálica.

Perguntas similares