Leia os textos abaixo:
I. A Batalha do Pirajá foi um grande marco na luta pela independência na Bahia. Em 8 de novembro de 1822, as tropas brasileiras impediram o avanço lusitano para o interior do estado, impondo uma derrota militar e política às forças portuguesas.
II. “Nasce o sol a 2 de julho/ Brilha mais que no primeiro/ É sinal que neste dia/ Até o sol é brasileiro” (Hino da Bahia)
(Independência da Bahia: A consolidação do nacionalismo e o surgimento de novos heróis da Pátria.Noticiário do Exército, 02.07.2019.)
Ambos os trechos contradizem um dos mitos sobre a independência do Brasil. Assinale o trecho que expressa esta questão corretamente:
a) A tensão em escolher o 7 de setembro, 2 de julho ou 8 de novembro como a data magna emancipação do Brasil.
b) A Independência do Brasil foi um processo pacífico destituído de lutas militares em todo território brasileiro.
c) Todos os envolvidos na independência do Brasil concordavam nos aspectos políticos e econômicos da situação.
d) Portugal tentou recuperar o território brasileiro pela via pacífica e não milita
Respostas
A Batalha do Pirajá marcou a luta pela independência na Bahia e está relacionada a luta pela indendência do Brasil.
A alternativa (b) descreve corretamente as características de um dos mitos da independência do Brasil, que não foi pacífico como é ensinado.
O processo de independência do Brasil, como é ensinado em grande parte do ensino brasileiro, não foi pacífico. O próprio imperador D. Pedro I, contratou um mercenário francês para comandar tropas para lutar a favor da independência do Brasil na Bahia.
No estado baiano, mesmo com a declaração de independência do Brasil, alguns membros da corte portuguesa se recusavam a sair da região. Os habitantes estavam cansados de pagar impostos e de sustentar os luxos que possuíam os portugueses da Corte.
Tropas portuguesas invadiram a região no final do ano de 1822, o que levou a uma revolta denominada “Guerra de Independência da Bahia”. Esta batalha foi extremamente violenta e continuou a acontecer com o início do ano de 1823.
Os baianos inicialmente derrotados, receberam reforços das tropas do imperador e dos ricos comerciantes do sul da Bahia. Encurralados por reforços de tropas inglesas que impediam o abastecimento da região, os portugueses abandonaram a Bahia, levando tudo o que podiam.
A Batalha do Pirajá, demonstra que o processo de independência brasileiro, de maneira alguma ocorreu de forma pacífica.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17690733