tema das relações entre indivíduo e sociedade é fundamental no contexto do conhecimento sociológico, pois diz respeito à articulação entre as dimensões particular e coletiva, procurando responder às perguntas: Como somos determinados pela sociedade em que vivemos? Em que medida existe a liberdade humana? Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), de certa forma, a resposta é a de que a existência da sociedade pressupõe a transmissão de valores e normas, fatores necessários à manutenção e à reprodução das sociedades. Assim, quando Durkheim aponta o fato social como o objeto de estudo da sociologia, os aspectos de generalidade (sua grande presença na sociedade, seu aspecto coletivo), de exterioridade (o caráter da sociedade como algo exterior aos indivíduos e independente deles) e de coercitividade (a ideia de que os indivíduos devam se sentir obrigados a agir ou a se vincularem de alguma forma em relação ao fato social) demonstram o quanto, para esse cientista social, existe uma forte ideia de que os indivíduos são, em grande medida, moldados pelos grupos sociais de que fazem parte.
Como se explica o fato social, segundo Emile Durkheim.
Respostas
respondido por:
2
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade
“toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás