• Matéria: Filosofia
  • Autor: gustavomorotti3005
  • Perguntado 6 anos atrás



Destaque os principais pontos do pensamento de Giordano Bruno que o caracterizam como um pensador renascentista.





Respostas

respondido por: fatimabezerra
5

Explicação:

Giordano Bruno (1548-1600) foi um filósofo, matemático, teólogo e religioso italiano.

Defendia a teoria heliocêntrica, afirmava a existência de outros mundos e ainda questionava a natureza divina de Jesus Cristo.

Para ele, a realidade natural (seres materiais) e a alma cósmica (Deus, seres espirituais) são a mesma coisa. A mente de Deus estaria em todas as criaturas. O que os distinguiria seria a forma que elas apresentam.

Pluralismo Cósmico:

Estabelece, em particular, a ideia da pluralidade dos mundos numa época em que os estudos indicavam o universo como uma esfera em torno do sol, constituindo assim, um mundo fechado.

Giordano Bruno defende que cada uma das estrelas teria um planeta que giraria em torno dela. Assim, a Terra não estaria sozinha no universo, o que o torna um pensador renancista.

Suas frases:

"O mundo é infinito porque Deus é infinito. Como acreditar que Deus , ser infinito, possa ter se limitado a si mesmo criando um mundo fechado e limitado?"

"Não é fora de nós que devemos procurar a divindade, pois que ela está do nosso lado, ou melhor, em nosso foro interior, mais intimamente em nós do que estamos em nós mesmos."

"Se eu manejasse um arado, pastoreasse um rebanho, cultivasse uma horta, remendasse uma veste, ninguém me daria atenção, poucos me observariam, raras pessoas me censurariam e eu poderia facilmente agradar a todos. Mas, por ser eu delineador do campo da natureza, por estar preocupado com o alimento da alma, interessado pela cultura do espírito e dedicado à atividade do intelecto, eis que os visados me ameaçam, os observados me assaltam, os atingidos me mordem, os desmascarados me devoram. E não é só um, não são poucos, são muitos, são quase todos."


gustavomorotti3005: obgdo
fatimabezerra: denada ^^
Perguntas similares