URGENTE!
Observe o meme a seguir. Explique por quê a maioria dos átomos precisam realizar ligações.
Respostas
Resposta:
O objetivo de todos os elementos da tabela periódica é se transformar em um gás nobre, que recebe esse nome porque possui estabilidade na camada de valência, ou seja, 8 elétrons.
Ao terem esse objetivo, eles precisam fazer ligações para atingir essa estabilidade na sua ultima camada (valência).
Explicação:
Rindo muito com esse meme kakakaka
- Estrutura atômica
A maioria dos átomos precisa realizar ligações para adquirir estabilidade eletrônica. As ligações se dão pelos elétrons, partículas carregadas negativamente que habitam certas camadas eletrônicas que fazem parte da estrutura atômica. Em outra região do átomo, a região mais densa, o núcleo, estão presentes os prótons (partículas carregadas positivamente) e os nêutrons, que como o próprio nome sugere, não têm carga.
- Íons
A questão é que, quando há um desequilíbrio entre as cargas de prótons e de elétrons de um certo átomo, esse átomo se torna menos estável, e na verdade nessa condição ele será chamado de ÍON. Os íons, portanto, são átomos que passaram a ter carga negativa ou positiva.
- Configuração eletrônica e Regra do Octeto
Como dito, os elétrons habitam as camadas eletrônicas. São 7 as camadas conhecidas, sendo que cada camada suporta um número máximo de elétrons, distribuídos em subníveis. Pense nas camadas como níveis, esses níveis são repartidos em subníveis. Os subníveis também só suportam um número máximo de elétrons.
A camada 1 tem apenas um subnível s. Cada subnível s suporta no máximo 2 elétrons. Então a camada 1 suporta no máximo dois elétrons.
A camada 2 tem 2 subníveis, o s e o p. Cada subnível p comporta no máximo 6 elétrons. Portanto, a camada 2 suporta no máximo 8 elétrons.
A camada 3 tem 3 subníveis, o s, o p e o d. Cada subnível d comporta no máximo 10 elétrons. A camada 3 acomoda no máximo 18 elétrons, portanto.
A partir da camada 4, além dos subníveis já citados, temos os subníveis f, que comportam até 14 elétrons.
O sódio (Na), por exemplo, que tem 1 elétron na camada de valência , terá uma alta tendência em perder esse elétron, pois assim a camada anterior fica com 8 elétrons ao todo, o que é um numero muito estável de elétrons. Essa regra, que diz que alguns átomos se estabilizam muito com 8 elétrons na camada de valência, é a Regra do Octeto, bastante válida para elementos do primeiro e segundo período. Mas a regra é um tanto quanto obsoleta para elementos a partir do terceiro período => estes, podem expandir sua camada de valência através de ligações com outros átomos, para além de oito elétrons e, mesmo assim, podem formar compostos estáveis.
- Ligações e a estabilidade
Todo sistema na natureza tende a uma configuração de menor energia. Todos átomos com cargas desequilibradas (íons), tendem a unir-se a outros átomos com cargas desequilibradas (outros íons), para que assim possam partilhar suas densidades eletrônicas. O sódio, como dito, tende a doar o único elétron que ele tem na camada de valência. Em oposto, temos por exemplo um átomo de flúor, que tem 7 elétrons na camada de valência . Note que o flúor só precisa de mais um elétron para atingir o octeto. Sendo assim, ele terá alta tendencia em receber esse elétron que o sódio precisa doar.
Por isso a maioria dos átomos precisam estabelecer ligações, para equilibrarem suas configurações eletrônicas. Configurações eletrônicas mais simétricas são mais estáveis. Um exemplo disso é a regra do octeto. Mas essa regra de oito elétrons não é valida para todos os átomos. Hélio, berílio e boro são exemplos de elementos representativos que não obedecem essa regra. Além deles, muitos átomos de elementos a partir do terceiro período, podem, ao realizar ligações, apresentar mais de oito elétrons na camada de valência, e mesmo assim formar compostos estáveis. A regra geral é a estabilidade eletrônica, seja com 8 elétrons na camada de valência, seja com menos ou com mais.