No ano de 1948 foi “criado” uma organização. Qual foi essa organização? Qual objetivo? Ainda existe? Por quê?
Respostas
Resposta:
História
HistóriaA organização foi criada no período da Segunda Guerra Mundial. Os países da Europa encontravam-se destruídos, chegando à conclusão de que precisavam tomar atitudes que evitassem os erros cometidos durante a Primeira Guerra Mundial. E para que isso fosse possível, os governantes de algumas nações passaram a incentivar a cooperação entre si e reforçaram a necessidade de reconstrução dos países que foram derrotados na guerra.
HistóriaA organização foi criada no período da Segunda Guerra Mundial. Os países da Europa encontravam-se destruídos, chegando à conclusão de que precisavam tomar atitudes que evitassem os erros cometidos durante a Primeira Guerra Mundial. E para que isso fosse possível, os governantes de algumas nações passaram a incentivar a cooperação entre si e reforçaram a necessidade de reconstrução dos países que foram derrotados na guerra.Buscando a paz, criou-se, no ano de 1948, a Organização para a Cooperação Econômica Europeia (OECE). Essa organização recebia financiamento dos Estados Unidos, que pretendia colaborar para a reconstrução do continente assolado pela guerra. Ao ver o sucesso obtido com a organização, os Estados Unidos e o Canadá alinharam-se às nações que pertenciam à OECE. Em 1961, surgiu, então, a OCDE, cuja sede localiza-se em Paris, na França.
HistóriaA organização foi criada no período da Segunda Guerra Mundial. Os países da Europa encontravam-se destruídos, chegando à conclusão de que precisavam tomar atitudes que evitassem os erros cometidos durante a Primeira Guerra Mundial. E para que isso fosse possível, os governantes de algumas nações passaram a incentivar a cooperação entre si e reforçaram a necessidade de reconstrução dos países que foram derrotados na guerra.Buscando a paz, criou-se, no ano de 1948, a Organização para a Cooperação Econômica Europeia (OECE). Essa organização recebia financiamento dos Estados Unidos, que pretendia colaborar para a reconstrução do continente assolado pela guerra. Ao ver o sucesso obtido com a organização, os Estados Unidos e o Canadá alinharam-se às nações que pertenciam à OECE. Em 1961, surgiu, então, a OCDE, cuja sede localiza-se em Paris, na França.Objetivos
objetivo da OCDE, por meio de seus membros, é promover padrões internacionais para resolver possíveis problemas ou situações no setor econômico, financeiro, comercial, social e, até mesmo, ambiental. Esses padrões internacionais correspondem às políticas públicas capazes de promover o bem-estar social e econômico para a população não só de seus territórios, mas do mundo todo.
objetivo da OCDE, por meio de seus membros, é promover padrões internacionais para resolver possíveis problemas ou situações no setor econômico, financeiro, comercial, social e, até mesmo, ambiental. Esses padrões internacionais correspondem às políticas públicas capazes de promover o bem-estar social e econômico para a população não só de seus territórios, mas do mundo todo.Essas políticas públicas são discutidas em reuniões promovidas pela organização. A troca de experiências possibilita comparar e analisar as diferentes atuações dos governos, para que, assim, possam colaborar um com os outros de maneira positiva, criando, então, possibilidades viáveis à gestão de políticas nas diversas áreas de atuação do governo a fim de solucionar problemas.
objetivo da OCDE, por meio de seus membros, é promover padrões internacionais para resolver possíveis problemas ou situações no setor econômico, financeiro, comercial, social e, até mesmo, ambiental. Esses padrões internacionais correspondem às políticas públicas capazes de promover o bem-estar social e econômico para a população não só de seus territórios, mas do mundo todo.Essas políticas públicas são discutidas em reuniões promovidas pela organização. A troca de experiências possibilita comparar e analisar as diferentes atuações dos governos, para que, assim, possam colaborar um com os outros de maneira positiva, criando, então, possibilidades viáveis à gestão de políticas nas diversas áreas de atuação do governo a fim de solucionar problemas.As discussões pautam-se na busca pela compreensão das motivações que levam às mudanças econômicas, sociais e ambientais. As comparações realizadas possibilitam, então, a análise da produtividade, dos investimentos e dos fluxos globais de comércio, fazendo com que seja possível comparar dados que auxiliem prever tendências sociais e econômicas futuras.