Respostas
Resposta:
Salut comment allez-vous?
Olaaaaaa gabriel!
escute esta musica!
https://www.youtube.com/watchv=4DO8GsIYfhQ&list=RD4DO8GsIYfhQ&stdio=1
vamos para a resposta,
A importância de resgatar a cultura indígenas no Brasil.
A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, sobre o descobrimento do Novo Mundo, retrata o choque de cultura entre os viajantes e os nativos. Em virtude da colonização feita, o Brasil teve perdas na cultura indígena e essas perpetuam-se até os dias atuais. Nesse sentido, faz-se necessário o resgate da cultura nativa como forma de preservação do patrimônio cultural e da vida indígena.
A princípio, vale destacar que a cultura brasileira é contada na visão do europeu, o que coloca o indígena às imagens dos estudos. Na obra “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, o protagonista busca a genuína cultura brasileira através da valorização dos costumes indígenas. Contrapondo à visão do personagem de Lima Barreto, a sociedade brasileira, em virtude da carência no ensino, mostra-se apática para com a preservação da cultura indígena, bem como a valorização dela como patrimônio cultural. Nesse sentido, faz-se necessário a promoção da cultura indígena.
Ademais, nota-se que a falta de destaque à cultura dos indígenas contribui para exclusão desses indivíduos na sociedade. O filme “Tainá” representou uma vitória para a comunidade indígena, contudo, não foi suficiente para a conscientização da população brasileira e a minimização das problemáticas enfrentadas. Nesse viés, o combate à exploração das terras e o genocídio de inúmeros povos são ideologias arcaicas propagadas pelos europeus e perpetuadas por lacunas no ensino. Dessa forma, urge as autoridades a busca por minimizar a problemática.
Infere-se, portanto, a importância do preenchimento da lacuna existente no que tange a valorização da figura indígena. Logo, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, juntamente a representantes indígenas, deve promover o ensino da cultura indígena. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante seminários, oficinas, eventos e debates, ministrados por indígenas, que visam a explanação dos costumes, ensinamentos, culinária e mitologia dos povos. Dessa forma, será possível o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a cultura indígena, assim como o protagonista de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”.
bons estudos!