Respostas
Resposta:
Ambos apresentavam civilizações politeístas e escravocratas que se desenvolveram em locais inóspitos e de difícil acesso contribuindo imensamente para os estudos da astronomia, escrita (distintas), fertilização, irrigação, entre outros.
Devido a crença religiosa intensa a respeito do culto à morte, os Egípcios se tornaram especialistas em ciências como a arquitetura, através da construção de pirâmides e tumbas, e da anatomia humana, pelo processo de mumificação. Suas mulheres possuíam grande liberdade e respeito social.
Já na Mesopotâmia os interesses eram mais voltados para a escrita, como o Código de Hamurabi da Babilônia, um dos primeiros códigos de Lei. Também apresentaram destaque na construção de estradas para a otimização de mensagens e tráfego de pessoas, e em ciências como a astrologia, a astronomia e a matemática.
Resposta:
As semelhanças entre a civilização egípcia e as civilizações que nasceram na Mesopotâmia (sumérios, babilônicos e etc) são várias. ... Enquanto os egípcios utilizavam os hieróglifos, os mesopotâmicos (destaque para os sumérios) utilizavam escritas do tipo cuneiforme.