• Matéria: Filosofia
  • Autor: osmarzakrzevski
  • Perguntado 6 anos atrás

8 pontos
3) Construa um texto com no
minimo 17 linhas apontando as
diferenças e semelhanças na
concepção de SER entre
Parmenides e Heráclito?
Sua resposta​

Respostas

respondido por: layannecarvalho0311
2

Resposta:

Parmênides e Heráclito

Pelo que pudemos perceber a partir da investigação ainda introdutória que aqui estivemos a empreender, Anaximandro, Parmênides e Heráclito participam da mesma tradição de pensamento. Todos eles anunciam o que permanece invisível aos olhos do homem em sua lida prática cotidiana.

Habitualmente não vemos, como Anaximandro o faz, o ilimitado como origem de tudo, como princípio do que tem um limite, nem tampouco percebemos que ter limite implica na coincidência de nascimento e morte. Só vemos costumeiramente o que de algum modo é determinado. Vemos, isso sim, que uma coisa nasce aqui e morre ali, nasce por isto e morre por aquilo.

Habitualmente não vemos, como Parmênides, que a verdade é que só há o ser e o não ser absolutamente não há. Não percebemos que tudo o que nomeamos não ser já é, e, portanto, nesse sentido, o não ser é somente ilusão e, sendo assim, o movimento, acontecimento que sempre supõe o não ser, é ilusão. Não entendemos que a totalidade é sempre o instante, não este ou aquele instante determinado, mas "o" instante e que por isso mesmo é imóvel, instantâneo. Só vemos todas as coisas em sua particularidade, podendo mudar de figura. Não temos olhos para a necessária imobilidade parmenídea do ser.

Habitualmente não vemos, como Heráclito, que a verdade é que só há a mesma conjuntura a qual vive a partir da guerra originária, e que o particular que se encontraria isolado das outras coisas em sua particularidade, é apenas ilusão. Só vemos cada coisa em sua particularidade, em sua condição aparentemente fixa. Não temos olhos para a conjuntura dinâmica ou mobilidade heraclítica.

Perguntas similares