Respostas
Explicação:
Um dos fatores que desencadeou a proclamação da República foi a crise e o desgaste da Monarquia, o sistema monárquico não correspondia mais aos desejos da população e às necessidades sociais que estava em processo
a falta de perspectiva em um sistema que apresentasse mais liberdades econômicas, democracia e menos autoridade.
D. Pedro II interferiu muito nas questões religiosas, o que causou muitos conflitos com a Igreja Católica.
Censura imposta pelo regime monárquico aos militares. Além do descontentamento dos militares brasileiros em virtude dos rumores de corrupção existente na corte.
Classe média e profissionais liberais pediam por mais liberdade política e acabaram se convertendo ao movimento republicano.
Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico.
a questão religiosa: interferência de dom Pedro II nos assuntos religiosos;
a questão militar: críticas ao governo feitas por militares;
a questão social: abolicionismo e aspiração das classes médias urbanas por liberdade e maior participação política;
Após a abolição da escravidão sem remuneração nem algo do tipo para os senhores de engenho e donos de escravos o rei perdeu o apoio das classes que o sustentavam, ou seja, a Igreja, a elite e os militares. A constituição de 1824 previa a união entre o trono e o altar, onde o monarca escolheria os bispos e arcebispos e a igreja deveria ser obediente a ele. A igreja então cria a Bula Sullabus, que postula a infalibilidade papal e faz severas críticas a intervenções do monarca na igreja e a maçonaria. Tendo em vista que grande parte dos políticos da época eram maçons D. Pedro não aceitou a bula, perdendo o apoio da igreja.
Nas cidades os profissionais liberais já haviam começado a espalhar ideias republicanas, dentro do cenário militar havia descontentamento dos militares com o ministro de guerra e havia várias críticas ao sistema político da época.
Na escola militar da praia vermelha Beijamin Constant espalhou ideias positivistas. Em 1887 o marechal Deodoro da Fonseca preside o clube militar e por fim, em 1889 o mesmo proclama a república.