1. Releia o trecho a seguir, reproduzido do texto "A terra dos meninos pelados". Era de bom gênio e não se zangava; mas os garotos dos arredores fugiam ao vê-lo escondiam-se por detrás das árvores da rua, mudavam a voz e perguntavam que fim tinham levado os cabelos dele. a) No trecho acima, foram destacadas algumas formas verbais. Em relação ao número e à pessoa em que esses verbos foram conjugados, o que é possível notar? b) Qual motivo justifica a variação em número e pessoa das formas verbais destacadas nesse trecho? c) Os verbos ser (era) e zangar (zangava) se referem a qual tipo de sujeito? d) Os verbos fugir (fugiam), mudar (mudavam) e perguntar (perguntavam) se referem a qual tipo de sujeito?
Respostas
Resposta:
A):É possível notar que a maioria das palavras destacadas estão no plural (fugiam, mudavam e perguntavam) e apenas uma esta no singular (zangava).
B): A quantidade de explicação para o entendimento do texto.
C): Sujeito desinencial (ou oculto).
D): Sujeito simples.
ESPERO TER AJUDADO!!
a) Em relação ao número e à pessoa, é possível notar que dois verbos estão na 3ª pessoa do singular ("era" e "zangava") e três verbos estão na 3ª pessoa do plural ("fugiam", "mudavam", "perguntavam").
b) O motivo dessa variação é que o verbo precisa se flexionar em número e pessoa para concordar com o sujeito a que se refere.
c) Os verbos ser (era) e zangar (zangava) se referem ao sujeito simples com núcleo no singular, o menino Raimundo.
d) Os verbos fugir (fugiam), mudar (mudavam) e perguntar (perguntavam) se referem ao sujeito simples com núcleo no plural, "os garotos dos arredores".
Leia mais sobre concordância verbal em:
https://brainly.com.br/tarefa/1110691