Analise as afirmativas abaixo sobre o Império e a civilização bizantina:
I – Entre as chamadas heresias praticadas pelos bizantinos, havia o movimento dos iconoclastas, que acreditava que Jesus Cristo tinha uma existência unicamente divina, em uma visão teológica que se opunha à prerrogativa ocidental da natureza humana e divina de Cristo. Contrariava ainda o dogma católico da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) como representação de Deus. O movimento dos monofisitas iniciou-se no século V e alcançou sua maior força com o reinado de Justiniano.
II – Outra heresia era a praticada pelos monofisistas que se caracterizava pela oposição à adoração de imagens, levando seus adeptos a destruírem os ícones religiosos. Afirmavam, dessa forma, uma percepção religiosa de caráter mais espiritual. Tais posições distanciavam-se do cristianismo pregado pelo papa em Roma.
III – As heresias causavam instabilidade social em virtude da ação de seus divulgadores, levando os imperadores a intervir na estrutura administrativa da Igreja de Constantinopla. Essa prática ficou conhecida como cesaropapismo, que consistia na supremacia do Imperador, o eleito de Deus, sobre a Igreja. O objetivo era administrar os conflitos decorrentes das heresias e manter a unidade do Império e da Igreja.
Assinale a alternativa:
a) se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
b) se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.
c) se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.
d) se apenas a alternativa II estiver correta.
e) se apenas a alternativa III estiver correta.
Respostas
respondido por:
25
Resposta:
E) Apenas a alternativa III está correta
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás